• José Rosa

SALADA DE ABOBRINHA COM GRANA PADANO E FILÉ COM CROSTA DE PORCINI


A receita que hoje vou mostrar eu vi na internet em uma das minhas pesquisas.Foi em um Blog chamado Receitas do Jeef

Eu fiquei com água na boca só de ler, foram dois pratos – uma salada de abobrinha de entrada e um bife com crosta de cogumelo porcini de principal.A receita é para uma porção para duas pessoas.

SALADA DE ABOBRINHAS:

Ingredientes: abobrinha, queijo grana padano ou parmesão ou qualquer outro queijo duro

manjericão, fruta seca (amêndoas ou castanha do pará ou nozes, você escolhe), azeite, limão,sal e pimenta.

Pra fazer você precisa ainda de um descascador de legumes ou um mandolin. Fatie a abobrinha com esse instrumento – com o descascador, é só ir descascando sem parar, tirando finas, quase transparentes, fatias da abobrinha. Coloque isso numa vasilha e misture as folhas de manjericão. Numa vasilha menor misture o azeite e o limão, numa proporção de 3×1 (por exemplo, 150 ml de azeite e 50 ml de limão), mais o sal e a pimenta a gosto. Agora é montar o prato: coloque a abobrinha com o majericão, fatie o queijo tal qual você fez com o legume por cima, coloque a fruta seca e tempere com o molho. Assim, tudo cru, no prato. Aproveite.

FILET COM CROSTA DE PORCINI

Deixe o forno já esquentando e separe dois filés altos, 100 gramas de cogumelo porcini desidratado, dois dentes de alho, azeite, manteiga, sal, pimenta.

Triture o cogumelo num processador de alimentos até ficar parecendo uma terra, pequenos pedacinhos secos de porcini. Em uma vasilha misture isso ao alho amassado, um pouco de azeite, sal, pimenta e reservei. Sele os filés na frigideira com azeite e manteiga e quando estiverem prontos (ou seja: quanto as laterais da carne já estavam queimadas, para que o líquido de dentro não pudesse sair) coloque a mistura de cogumelos e alho por cima e leve ao forno. Deixei uns 10 minutos em fogo médio, só o tempo necessário para que a mistura de azeite e cogumelos secos fiquem no ponto e o interior da carne aquecido – mas ainda vermelho, do jeito que deve ser.

Para acompanhar podemos servir um vinho tinto mais leve. Uma sugestão seria um corte de das Francesas Cabernet Sauvignon e Merlot , Fantello 2003 da região de Friuli.


0 visualização

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br