• José Rosa

Confit de Canard aux Pommes Sarladaises


O Confit de Canard (pato), que de tão famoso virou sinônimo do termo na França, surgiu no sudoeste do país, no século XVIII. Por ali, entrar em uma casa e não ver um pote com pato confitado é como abrir a geladeira do brasileiro e não encontrar uma tigelinha com feijão. O confit está em todos os cardápios. Pode ser acompanhado de batatas ou legumes, vai bem com terrine de foie gras, recheia massas, é desfiado na salada e indispensável à "feijoada francesa", o cassoulet.

Um prato sensacional de Confit de Canard que comi no restaurante Le Vin no Shopping New York na Barra e que eu recomendo, é feito a partir do pato fresco e servido exatamente como no sudoeste da França, particularmente na cidade de Sarlat-le-Canèda, acompanhado de pommes sarladaises, batatas sautée na própria gordura do confit mais salsinha, só faltaram as deliciosas trufas!

Mas e o vinho para esta maravilha de prato?

Este é um prato aonde a carne por ser cozinhada lentamente na própria gordura fica um pouco mais escura próxima do osso e o seu sabor ressalta de forma maravilhosa.

Vinhos tintos vigorosos são muito recomendados, exemplo disso são os Cahors e Madrian, com suas uvas Malbec e e Tanat respectivamente, muito preferidos no sudoeste da França. Essa combinação perfeita devido ao tipo de gordura dissolvida deste prato é um encontro perfeito com os taninos intensos e rústicos destes dois vinhos citados, e os torna surpreendentemente macios.

Vinhos potentes basedos em Cabernet Sauvignon, Shiraz, Tanat e Malbec do Novo Mundo também são benvidos, mesmo podendo causar uma pequena falta de frecor mas nada que comprometa.

É preciso destacar sempre : não existe regra fixa para harmonizar! A combinação final vai sempre do paladar e preferência de cada pessoa.

Vamos a uma sugestão interessante.

Chateau Du Retout Cru Bourgeois 2012

CLICK NA IMAGEM PARA COMPRAR

#confit #LeVin #canard #Cahors #Bordeaux #Madrian

27 visualizações

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br