• José Rosa

FILÉ MIGNON À PARMEGIANA COM FETTUCCINE NA MANTEIGA


Filé à Parmegiana por incrível que pareça é um prato brasileiro. Embora seja um prato inventado no Brasil, e típico da cultura brasileira, é geralmente, no próprio país, considerado uma receita italiana.

O nome parmegiana pareceria derivar do italiano parmigiana, que significa aquilo ou aquele que vem de Parma, na Itália. Esse nome se deve, provavelmente, ao queijo utilizado em sua preparação - o parmesão, queijo italiano oriundo da região de Parma, na Itália. No entanto, apesar do nome, o bife à parmegiana não existe em Parma. Ele é, na verdade, resultado da influência italiana sobre a culinária paulista - ou seja, é um prato brasileiro.

Apesar de ser nacionalmente chamado bife à parmegiana,

Bom, independente da nacionalidade do prato uma coisa é certa, é muito bom! Cada chefs mantém a base do prato mas sempre dão seu toque pessoal.Em Niterói tem um restaurante, maravilhoso que se chama BUONASERA U.N.O, lá é servido o Filé Mignon à parmegiana com prosciutto di Parma e queijo gruyere acompanhado de spaghetti ou fettuccine na manteiga ( foto), é de comer de joelhos, vale experimentar.

Para este prato vamos pensar em vinhos simples, de acordo com a tipologia do prato. Nada de medalhões, vinhos sofisticados, que podem ser muito delicados para o prato, ou potentes e cheios de madeira. Neste caso, o vinho precisa ter acidez, pois temos uma técnica de fritura no bife e queijo derretido, envolvendo muita gordura. O próprio molho de tomate também agradece uma certa acidez. Tratando-se de carne bovina e a própria textura e corpo do prato, vamos falar de vinhos tintos relativamente encorpados. É importante também ser um vinho jovem, com bastante fruta, para haver uma boa ligação com o sabor do tomate. Esta juventude normalmente é acompanhada de um natural frescor ou em outras palavras, uma acidez suficiente para o prato. Esta acidez é mais facilmente atingida com vinhos do Velho Mundo, sobretudo italianos.O vinho Fantini Montepulciano D´Abruzzo DOC , produzido pela Famosa Vini Farnese na Região de Abruzzo desde 1538 é uma excelente escolha.

#Parmegiana #BuonaseraUNO

0 visualização

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br