• José Rosa

DEGUSTAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL


Não , não se trata de beber o vinho em pé ou deitado. Nós , enófilos, estamos constantemente encontrando nas programações dos nossos locais preferidos para degustar um bom vinho, nas matérias e artigos que lemos sobre safras e vinhos, etc as expressões: degustação vertical ou degustação horizontal.

Essas nomenclaturas estão se referindo às safras, produtores de vinhos e uvas. Vamos entender cada uma delas, que é muito simples, mas o mais importante e interessante é depois de ter lido, marcar com seus amigos uma degustação vertical ou horizontal.

Degustação Vertical

O termo degustação vertical é usado para designar que o evento será realizado com a escolha de um vinho específico de um determinado produtor e se degusta diferentes safras deste vinho. Esta escolha não precisa necessariamente ser de safras em anos seguidos.. O objetivo desta degustação é perceber como foi a evolução do vinho, quais foram as mudanças de cada safra.Pode-se fazer um paralelo as questões climáticas de cada ano na região em que foi produzido.

Degustação Horizontal

Já na degustação horizontal, a avaliação já é focada na comparação entre produtores. São degustados vinhos da mesma região , do mesmo tipo, e safra. Tudo isso de produtores diferentes. O objetivo dessa maravilhosa experiência é perceber e avaliar, a diferença entre estes vinhos apesar de tantos aspectos parecidos. Esta degustação ressalta o trabalho dos enólogos e sua capacidade de produzir maravilhas tão distintas em uma mesma região, uva e safra.

Fazendo uma Degustação com amigos

As degustações, sejam elas verticais ou horizontais, são uma experiência muito interessante. Você pode convidar três ou quatro casais para participar desta experiência e verá o quanto será prazeirosa tanto pela companhia de seus amigos quanto pela degustação de bons vinhos.

Acho legal preparar uma ficha para que cada um faça as anotações sobre o que acharam de cada exemplar degustado e ao final vocês podem discutir as coincidências e as diferenças. Alem da avaliação do vinho , produtor, safra, uvas você ainda faz um ótimo exercício no mundo das avaliações do néctar do Deuses!

Então vamos lá, abaixo uma uma sugestão de vinhos para você comprar , chamar seus amigos e marcar a sua Degustação Horizontal, vamos lá?

A minha sugestão é de uma degustação de tres vinhos Chilenos - Cabernet Sauvignon - 2014

Região : Valle del Colchagua - Chile

Uva: Cabernet Sauvignon

Safra: 2014

Vinho 1:Los Vascos Cabernet Sauvignon 2014

Produtor: Los Vascos - Domaines Barons Rothschild (Lafite)

Vinho 2:Viu Manent Cabernet Sauvignon Reserva Estate Collection 2014

Produtor: Viu Manent

Vinho 3:Canepa Finísimo Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2014

Produtor: Viña Canepa


117 visualizações

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br