• José Rosa

É VERÃO ! QUE TAL UMA SALADA?


As altas temperaturas também chegaram aqui no blog Wine and Food. Por conta do calor, os hábitos alimentares mudam e a dica é consumir alimentos leves, refrescantes os mais coloridos possíveis para manter a saúde e a energia e aproveitar a estação mais animada do ano!

Neste sentido as saladas são indispensáveis pois são uma alimentação leve, nutritiva e saudável. As folhas e vegetais são importantes, por serem ricos em fibras – que contribuem para o funcionamento do intestino, ajudando na digestão. Além disso, são fontes de vitaminas e sais minerais que ajudam a manter o nosso organismo em perfeito funcionamento.

A salada passa a ser ainda mais interessante pelo alto poder hidratante que a mesma possui. A preparação é simples e, por ter rápida digestão, evita a sensação de estômago cheio e moleza pós-refeição.

Pensando no bem estar de forma saborosa, selecionei quatro receitas de saladas, baseado nas criações dos chefs e nutricionistas de grandes restaurantes, que prezam pela saúde e também pelo paladar aguçado. Confira:

Salada Malfitana

Ingredientes

1 kg de camarão rosa grande

400 gramas de alface romana

2 talos de erva doce

500 ml de vinagre balsâmico

100 ml de azeite extra virgem

3 colheres de sopa de mel de laranjeira

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Cozinhe em 500 ml de água os camarões temperados com sal e pimenta a gosto. Em outra panela, deixe o vinagre balsâmico reduzir pela metade. Adicione o mel e o azeite. Disponha as folhas e a erva doce cortadas à juliene. Em um prato junte os camarões e tempere com o molho de vinagre reduzido, azeite e mel.

Rendimento: 4 porções

Sugestão do restaurante Sallvattore

Fonte: Site TERRA

Mix de folhas e carpaccio de rabanete ao molho de erva doce

Ingredientes

1/2 maço de alface crespa roxa

1/2 maço de radicchio

1/2 maço de alface frise

1/2 maço de rúcula

1/2 maço de agrião

2 rabanetes

150 ml de azeite

1/2 cebola

50 g de semente de erva doce

Sal a gosto

Modo de preparo

Higienizar as folhas e reservar. Cortar o rabanete em rodelas bem fininhas, colocar num bowl com gelo e deixar por 15 minutos. Para o molho, juntar o azeite, a cebola cortada em cubos pequenos, a erva-doce e o sal. Montar as folhas como buquê com o carpaccio de rabanete. Regar com molho e servir.

Rendimento: 2 porções

Sugestão do restaurante Uni (MASP)

Fonte: Site TERRA

Insalata Mista con Tonno

Ingredientes


80 g de alface americana picada

40 g de alface crespa 


40 g de rúcula baby 


100 g de tomate caqui


10 g de cebola fatiada em rodelas


½ lata de atum 
4 azeitonas pretas


150 g de palmito



Molho

30 ml de azeite balsâmico


90 ml azeite



Modo de preparo


Misture todos os ingredientes em uma travessa e tempere a gosto com o molho.



Rendimento: 1 porção



Sugestão do restaurante Andiamo

Fonte: Site TERRA

Salada Italiana

Ingredientes

50 g de alface rasgada

50 g de rúcula

06 rodelas de tomate fresco

06 rodelas de tomate seco

20 g de parmesão em lascas

10 g de bacon em cubos frito

5 g ( 1 colher de chá) de alho frito

50 ml de molho especial

Modo de preparo

Coloque em um prato (quadrado) a alface e a rúcula misturadas, dando altura para as folhas. Distribua os demais ingredientes, encaixando entre as folhas de forma harmoniosa. Por fim espalhe as lascas de parmesão. Molho cítrico é um bom acompanhamento.

Sugestão da Risotto Mix

Fonte: Site TERRA

Vinho combina com salada?

A maior dificuldade de harmonizar vinhos com saladas é quando esta tem como tempero uma vinagrete. A acidez da salada dificulta a combinação com o vinho. O mesmo acontece quando há a presença de folhas mais amargas, como endívias ou radicchio. Mas cada tipo de salada pede uma variedade de vinho.

O primeiro vinho a se pensar sempre junto com as saladas são os feitos com a uva Sauvignon Blanc, que, por sua elevada acidez natural, costumam harmonizar bem. Os feitos em Bordeaux, os oriundos do Loire (Poully-Fumé, Sancerre etc.), os chilenos do Vale de Leyda e San Antonio, os californianos e também, em especial, os neozelandeses que têm brutal (e maravilhosa) acidez.

Vinhos brancos de grande acidez sempre vão bem com saladas, como os Pinot Grigio italianos, os vinhos da Rueda espanhola feitos com a castas Verdejo, os feitos com as castas Fernão Pires e Arinto em Portugal, e até mesmo os vinhos verdes. Saladas nobres, como a de lagosta servida fria (com ou sem maionese) casam bem com os Alvarinhos portugueses ou com os albariños espanhóis.

Vimos que é possível, desde que suavizada em seus elementos ácido e salgado, harmonizar as saladas com os vinhos.

#Salada #Verão #SaladaMalfitana #carpaccio #rabanete #Insalata #Loire #ValedeLeyda

89 visualizações

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br