• José Rosa

AMARONE DELLA VALPOLICELLA - O VINHO MAIS DESEJADO DO VÊNETO


Uma história que começou por volta de 1950 depois de um erro de uma Vinicola que produzia um vinho de sobremesa doce, os chamados Reciotos della Vapolicella.

Diz a história que alguém esqueceu um dos barris durante o processo de produção do Recioto e quando deram por conta o óbvio aconteceu. Todo o açúcar consequentemente se transformou em álcool no processo de fermentação.

O responsável pela cantina, que nesse caso seria o enólogo, ao experimentar o vinho desse determinado barril, percebeu que o vinho tinha se tornado um vinho seco, ou seja, fermentou muito mais do que deveria

Sem saber o que fazer a vinificação foi concluída , até então como Recioto e o vinho ficou armazenando na cantina , estava nascendo o Amarone della Vapolicella o vinho mais desejado do Vêneto.

Amarone, um vinho feito por "Appassimento"

O processo conhecido na Itália por "appassimento" , trata-se de um tipo de secagem das uvas em caixas de madeira, no caso do Amarone as uvas predominantes Corvina, Rondinella e Molinara, usadas na sua elaboração , são colhidas no início de outubro e deixadas em um processo de secagem ao vento, até o próximo mês de janeiro.

Neste processo, a uva concentra açucares, aromas e sabores. Diminui muito o volume líquido e aumenta o contato da casca da uva com o seu mosto. Uma vez que a casca oferece ao mosto (e ao vinho, por consequência) cor e taninos, a qualidade da casca é determinante no processo de seleção das uvas que serão utilizadas.Durante este período, os frutos perdem cerca de 35% de seu peso - tornado o vinho, automaticamente, mais caro - e se tornam mais concentrados em perfumes, elementos gustativos e açúcares. As uvas adquirem um caráter resinoso não observado nas fermentações convencionais , e se convertem em um vinho de elevado teor alcoólico.

Após um período de aproximadamente 120 dias (que pode variar conforme o produtor, a safra e a qualidade desejada do vinho), o processo de vinificação se inicia com o esmagamento das uvas e o início da fermentação.Como a concentração de açucares está bastante elevada, este processo costuma demorar mais do que o normal para outros vinhos, durando, muitas vezes, até 50 dias (ou mais) para alcançar o ponto desejado.

O vinho é amadurecido, por lei, em barris de carvalho durante um período mínimo de 25 meses. O barril tradicionalmente utilizado é de tamanho grande (cinco mil litros), e de madeira usada. Alguns produtores já começam a usar recipientes menores de madeira nova, imprimindo aos seus produtos um estilo mais moderno. Esse estágio em madeira pode chegar a 48 meses. Antes de chegar ao mercado, o vinho descansa em garrafa por um ano.

Amarone della Vapolicella um clássico italiano

Em 1990 o Amarone alcançou o status de DOC e em 2009, ambos, foram promovidos a DOCGs.

Em geral, seus vinhos apresentam um vermelho vivo, de reflexos grená. Ao nariz um passeio de frutas maduras, em especial as vermelhas, uvas passas, geleia e especiarias (cravo da índia e canela, principalmente). Na boca, sua intensidade é admirável e há toques de licor.

Tenuta Sant`Antonio Amarone della Valpolicella Campo dei Gigli 2011

Este exemplar de aromas exuberantes, com frutas, alcaçuz, especiarias e nuances minerais, aveludado e intenso em boca representa com nobreza a família dos Amarones, um clássico no mundo do vinho e grande expressão da vitivinicultura do Vêneto. É elaborado pela Tenuta Sant'Antonio, vinícola comandada por quatro irmão movidos por uma mesma paixão nascida na infância, nos vinhedos da família, a qual ao longo de sua vida profissional transformou-se em estudo, trabalho e dedicação, que somaram ao unir-se no comando da empresa. Este vinho, não à toa, recebeu Tre Bicchieri de Gambero Rosso, a máxima pontuação do famoso guia italiano.

#AmaronedellaVapolicella #ReciotosdellaVapolicella #Recioto #Vêneto #Apassimento #Corvina #Rondinella #Molinara

172 visualizações

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br