• José Rosa

VINHO ORGÂNICO , BIODINÂMICO E NATURAL - VOCÊ SABE A DIFERENÇA?


Muito se fala hoje em dia em vida mais saudável e existe uma consciência maior tantos dos produtores agrícolas como dos consumidores. Precisamos estar afinados com a vida saudável e a preservação do meio ambiente. Estas práticas sustentáveis vem aumentando e ganhando mais adeptos no Brasil e em todo o mundo. Hoje encontramos muitos produtos com o rótulo “orgânico” e estamos falando de tomates, alfaces, cenouras etc..Mas e quando falamos em bebidas orgânicas? Vamos então falar do nosso néctar dos Deuses, o VINHO.

E falando de vinho vamos ao encontro de uma bebida leve , autêntica e saudável, e neste caso os amantes de vinhos são direcionados a um mercado inovador que garante mais qualidade e menos impacto ambiental.

Ao certo não deveríamos falar de vinhos orgânicos ou biodinâmicos pois estes termos só se aplicam as uvas. Alguns especialistas preferem usar o termo de vinhos produzidos a partir de uvas cultivadas por métodos orgânicos ou biodinâmicos, mas aqui vamos simplificar.

Então vamos falar sobre os vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, não é mesmo?

VINHO ORGÂNICO

Para ser definido como vinho orgânico, a produção da bebida é resultado de um sistema agrícola que busca trabalhar nos vinhedos a produção de uvas com métodos que não usam nenhum tipo de pesticidas, fungicidas ou qualquer outro agrotóxico. O objetivo é obter um solo saudável e que seja rico em componentes orgânicos. Este método acaba sendo uma volta ao passado, já que a muito tempo atrás não existiam os famosos agrotóxicos e toda a produção agrícola era baseada em produtos naturais.

Estima-se que cerca de 2 mil aditivos podem ser usados em uma produção convencional, entretanto, numa atividade vinícola orgânica, até os fertilizantes químicos são substituídos por adubo natural. Segundo pesquisas recentes estima-se que a produção de vinhos orgânicos representa, hoje, cerca de 4% da fabricação mundial da bebida.

VINHO BIODINÂMICO

A proposta biodinâmica para a produção de vinhos vai além da técnica agrícola orgânica, esta é uma filosofia em que a biodiversidade ao redor da vinícola é completamente respeitada. Outros fatores como espiritualidade, filosofia e harmonia com a natureza são inseridos no processo. Nesse modelo de agricultura, a natureza é sempre levada em conta, os chás naturais auxiliam na mineralização do solo, a plantação de rosas entre as videiras controla a proliferação de pragas, não são utilizados tratores, que são substituídos por cavalos, e o engarrafamento do vinho é feito de acordo com os ciclos lunares. A produção busca de tudo para garantir o completo equilíbrio do solo. Por seguir esse ciclo que elimina os produtos sintéticos, a agricultura biodinâmica é responsável pela produção dos vinhos mais intensos, saudáveis e saborosos do mundo.

Os vinhos biodinâmicos também seguem regras rígidas e são certificados. O órgão certificador mais importante é a Demeter, mas que também certifica uma série de outros alimentos além do vinho. Muito produtores franceses são certificados pela Biodyvin , especializada em vinho.

VINHO NATURAL

No vinho natural esse conceito de harmonia se aplica tanto às uvas quanto ao vinho e no vinho natural o uso das uvas é isento de qualquer química. Eles são elaborados com a mínima intervenção em sua fase de vinificação. Por isso, são vinhos muito frágeis que exigem muitos cuidados desde o seu preparo até a conservação e venda. O que caracteriza um vinho natural – que pode ser produzido a partir de uma agricultura orgânica ou biodinâmica – é a ausência de leveduras ou aromatizantes artificiais. Não são corrigidas a acidez, e micro-oxigenação. Outra característica é que não são adicionados conservantes, os sulfitos. Por um lado, a falta desses conservantes pode reduzir o tempo de vida da bebida. Por outro lado, como ele não possui compostos químicos, a chance de o consumidor sofrer com dores de cabeça no dia seguinte são menores.

A proposta é manter as características naturais da uva. Como não passam por nenhum tipo de filtragem, esses vinhos costumam ser mais escuros e espessos. Para acentuar o sabor, devem ser consumidos depois de decantados.

#VinhoOrgânico #VinhoNatural #VinhoBiodinâmico #SULFITOS

0 visualização

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br