• José Rosa

Prato MasterChef - NERO DI SEPPIA COM LAGOSTINS FRESCOS


Esta semana assistindo o programa Masterchef Brasil me deparei com um prato tão maravilhoso que resolvi compartilhar com meus leitores. O prato é uma criação da renomada Chef e jurada do programa Paola Carosella. É um Nero di Seppia com Lagostin Fresco.

Estamos falando de um tagliatelle com tinta de lula, servido com molho bisque e lagostins frescos, uma massa leve para um prato delicado, simples e cheio de aroma marinho.

Este prato é servido no restaurante de Paola Carosella, o Arturito. Ele foi inaugurado em 2008 e tem como objetivo ser um restaurante de comida simples, feita com ingredientes de qualidade e sempre frescos.

Vamos então conhecer os ingredientes desta maravilha de prato.

Nero de Seppia

A 'seppia' é uma espécie de lula que possui um liquido preto. Já, o 'nero di seppia' é o nome dado aos pratos preparados com esse liquido escuro. Se você gosta de frutos do mar, vale a pena experimentar.No prato da Paola ela fez um tagliatelle, a massa foi preparada com este líquido que também é chamado de 'tinta de lula'.

Lagostim

Lagostim é o nome vulgar das espécies menores de crustáceos da subordem astacidea. Este termo também é usado para os camarões de grandes dimensões. As espécies mais conhecidas de lagostim são de água doce ou lagostim-vermelho.

Bisque

Bisque é uma sopa típica da culinária da França que consiste num caldo de carne ou de crustáceos engrossado com crème fraîche ou com outros ingredientes (arroz, puré de legumes ou uma pasta feita com as carapaças dos crustáceos). O caldo do prato apresentado foi feito com com crustáceos e legumes.

RECEITA

A receita abaixo foi retirada do site do programa MasterChef da Band

Ingredientes

Lagostins

500 g de lagostins frescos, com cabeças e cascas

Bisque

1 cebola branca

1 cenoura

1 alho-poró

2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

a casca e a cabeça dos lagostins

60 g de manteiga

1 xícara de café de conhaque

200 ml de vinho branco

sal

pimenta do reino

páprica doce defumada

200 ml de creme de leite fresco

Massa para nero di seppia

500 g de farinha de trigo

6 gemas de ovo

2 ovos inteiros

½ colher de sopa de sal

2 colheres de sopa de tinta de lula

2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

Nero di seppia

1 receita de massa para nero di seppia

100 g de manteiga sem sal

3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

corpo dos lagostins

sal

pimenta do reino

3 colheres de sopa de dill

2 colheres de sopa de folhas de manjericão fresco

Modo de preparo

Lagostins

Tire a casca e a cabeça dos lagostins e reserve em uma tigela. Mantenha a cauda. Limpe-os e reserve em outro recipiente, na geladeira

Caldo

Descasque a cebola e a cenoura e pique em pedações uniformes. Corte o alho-poró.

Em uma frigideira, aqueça o azeite e cozinhe em fogo brando a cebola, a cenoura e o alho-poró, devagar. A cebola deve ficar transparente. Acrescente a casca e a cabeça dos lagostins e aumente um pouco a chama. Enquanto tudo cozinha, esmague-as com uma colher de pau para que liberem todo o seu sabor dentro da panela. Junte a manteiga e deixe derreter. Suba para fogo alto, acrescente o conhaque e flambe por alguns segundos. Assim que o fogo na panela se apagar, acrescente o vinho branco e deixe reduzir. Tempere com sal, pimenta e páprica. Adicione o creme de leite e cozinhe por 10 minutos.

Desligue o fogo. Coe com um coador de malha de aço fina. Reserve o caldo, descarte as cabeças, as cascas e a verduras. Elas já fizeram sua parte, contribuindo com o sabor.

Massa

Bata todos os ingredientes no processador até a massa ficar homogênea. Deixe 1 hora descansando na geladeira antes de usar.

Em uma panela grande, ferva bastante água com sal.

Abra a massa em lâminas finas e corte em forma de tagliolini, tagliatelle ou talharim. Fino e longo. Cozinhe a massa al dente. Escorra e reserve.

Pouco antes de servir, aqueça uma frigideira grande o suficiente para que os lagostins fiquem confortáveis e coloque a manteiga e o azeite. Tempere-os com sal e pimenta e doure rapidamente, de um lado e do outro. Acrescente as ervas, 3 ou 4 conchas de caldo e a massa. Sirva de imediato.

#NerodiSeppia #MasterChef #Bisque #Lagostin

0 visualização

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br