• José Rosa

SVEID - O SACA-ROLHAS MAIS CARO DO MUNDO


Ao longo dos muitos séculos nos quais os homens dedicaram-se a beber vinhos e a aperfeiçoá-los, o principal problema nunca foi a forma de abri-los, mas como mantê-los.

A invenção dos saca-rolhas é a história da engenhosidade, da criatividade movida pela sede, pois entre as coisas que incendiaram a imaginação criativa do homem, o desejo de beber está em primeiro lugar

Há relatos de que foram os soldados que apresentaram uma solução inicial. Nas frentes napoleônicas, eles precisavam da necessária distração do vinho e levavam as novas garrafas para os acampamentos, ou as saqueavam nos povoados, perfeitamente vedadas com uma rolha, o que significava mais do que uma distração, uma dor de cabeça. Para abri-las, tentaram de tudo, até que um combatente teve a ideia de usar uma ferramenta espiral utilizada para a limpeza de mosquetes de “avant carga”. Se ela servia para extrair dos canos os resíduos dos disparos, poderia servir também para extrair a rolha das garrafas. E assim iluminou-se a ideia de usar o velho parafuso de Arquimedes para saciar a sede.

SACA-ROLHAS SVEID - O MAIS CARO DO MUNDO

Frank Sveid um designer belga, também autor em psicologia , e graduado em gastronomia e que em 1998 se formou como chef de cozinha. Ele abre um restaurante em Bruxelas, Le Petit Boxeur.

E foi este artista que desenvolveu uma gama de produtos no campo de design sendo o Saca-Rolhas Sveid, uma das peças mais cobiçadas pelos amantes do vinho.

Sveid é o saca-rolhas mais caro do mundo. Cada um é feito a pedido, com 52 peças elaboradas em titânio. O saca-rolhas Sveid é altamente personalizável, com uma alavanca de dedo que pode ser moldado em ouro 18 quilates ou platina e dobradiças em ouro. Mesmo caixa é personalizada; inteiramente feitas à mão, as escolhas da madeira utilizada e a cor do forro são extremamente criteriosas e atendem ao gosto do cliente, que pode ter o nome gravado na caixa, no saca-rolhas ou em ambos. Quando não em uso, pode ser dobrado em uma configuração compacta do tamanho de um canivete de grande porte.

O saca-rolhas custa em torno de 71.000 dólares

#FrankSveid #SACAROLHASSVEID #SACAROLHAS

298 visualizações

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br