• José Rosa

BARCA VELHA , O EMBLEMÁTICO VINHO DA CASA FERREIRINHA


O Barca Velha tem uma história rica e marcante , que começou em 1952. Até hoje , apenas 17 edições foram lançadas.

A Casa Ferreirinha é a casa do icônico Barca Velha - um dos maiores nomes de vinho de Portugal , bem como um dos mais raros do Douro.

O Barca Velha é uma criação do vinicultor Fernando Nicolau de Almeida, que nos anos 1950 criou esta maravilha de vinho. Após visitar Bordeaux na década de 40 Fernando Almeida retornou a Portugal decidido a produzir um vinho que fosse um autêntico grand cru.

Muitas são as histórias contadas em torno do Barca Velha - começando com o transporte de cubos de gelo para resfriar as cubas de madeira nos porões da vinícola na região do Douro Superior.Esses cubos de gelo seriam envoltos em palha e transportados nas costas de burros, numa época onde a eletricidade ali não chegava e as estradas eram extremamente ruins, ou mesmo inexistente.

Pequenas áreas com vinhedos em maior altitude são utilizadas para conferir frescor e complexidade à mistura do Barca Velha. Só as melhores uvas de vinhedos selecionados são utilizadas.O envelhecimento se dá em barricas novas de carvalho durante 12 a 18 meses, alem de um tempo em garrafa antes do lançamento, geralmente seis anos apos a colheita.

Devido sua qualidade incomparável e limitadas edições, o Barca Velha é muito valorizado em questões de preços e é objeto de disputas de muitos colecionadores por todo o mundo.

A Casa Ferreirinha tem ainda um outro vinho - Reserva Especial Ferreirinha - comercializado e distribuído nos anos em que os padrões exigidos para Barca Velha não são atingidos, e que curiosamente, tem menos edições que Barca Velha.

De propriedade da Sogrape - maior produtor de vinho em Portugal - Casa Ferreirinha é sem sombra de dúvida, o nome com o maior peso histórico no Douro, bem como uma das mais dinâmicas produtora de vinhos no país.

1999 BARCA VELHA - CASA FERREIRINHA

O Barca Velha 1999 tem uma cor vermelha, profunda, muito intensa e brilhante. O seu buquêt muito rico é devido à grande concentração nas uvas muito maduras selecionadas. Os aromas primários das variedades usadas, os que resultam do envelhecimento em barris de madeira nobres bem como aqueles de amadurecer na garrafa são todos em evidência, conferindo uma grande complexidade. Os aromas prevalecentes são aqueles do fruto muito maduro (amora, ameixa, cassis), as flores (violetas), temperos (baunilha, pimentão), bálsamo (cedro) e outros componentes que fizeram a evolução na garrafa mais complexa (farmácia e aromas de iodo, etc.). No palato tem um equilíbrio excelente entre álcool e acidez, apresentando um final perfeito, elegante e delicado que se demora. Uma das suas características principais é o seu corpo e a grande estrutura, provendo-o de uma longevidade notável. Qual é o apogeu? Possivelmente 15-20 anos depois da vindima, embora ele possa guardar a sua "vivacidade" por um período de tempo até agora indeterminado. Está pronto para a beber

#BARCAVELHA #Douro #CasaFerreirinha

198 visualizações

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br