• José Rosa

VOCÊ SABE O QUE É VINHO VERDE?


Produzido exclusivamente em Portugal o Vinho Verde, ao contrário do que o nome sugere, não é verde. Existem Vinhos Verdes brancos, tintos, rosés e espumantes. Existem também vinagres de vinho verde, aguardentes de vinho verde e reconhecidas bagaceiras.

A origem de sua denominação encontra algumas versões. A primeira que o nome se originou devido a região em que ele é produzido, com uma imensa área verde no Noroeste de Portugal em uma região muito úmida que cria uma paisagem muito linda com um verde maravilhoso.

A segunda é que devido a característica de sua acidez, dando a impressão de que ele foi elaborado a partir de uvas ainda verdes, o que não é verdade. E a outra seria devido a sua refrescância, sendo um vinho leve e jovem por isso teria sido denominado de Verde.

O fato é que este vinho é único em todo o mundo, ele só é produzido em uma região de Portugal chamada Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Produzido entre os rios Douro e Minho, uma região costeira excelente para produção de vinhos brancos. Esta região é uma DOC – Denominação de Origem Controlada e que foi demarcada em 1908.

Os Vinhos Verdes são controlados e certificados como Denominação de Origem Controlada (DOC) pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), ostentando cada garrafa um selo de garantia.

Sub-regiões na área de

Denominação de Origem Controlada (DOC)

Vinhos Verdes

Castas

Para a produção dos Vinhos Verdes são utilizadas uvas diversas, sendo as principais castas:

Para os Brancos:

-Loureiro (comum no vale do rio Lima),

-Alvarinho (Comum em Monção e Melgaço no vale do rio Minho)

-Avesso (comum na sub região de Baião no vale do rio Douro)

-Arinto (conhecido localmente por Pedernã)

-Trajadura.

Para os tintos:

-Vinhão

Para os rosados

-Espadeiro.

Tambem existem por toda a região demarcada de vinhos verdes a tinta nacional, asal tinto, tinturão.

O Vinho Verde é frutado, fácil de beber e tem um teor alcoólico bem moderado e, portanto, menos calórico.

Ele harmoniza muito bem com refeições leves como saladas, peixes, petiscos e até sushi e sashimi.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

#VinhoVerde

132 visualizações

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br