• José Rosa

O VINHO E A ARTE DE AMAR


O vinho e seus mistérios, o prazer sentido por diferentes gostos, os cuidados desde o plantio da uva até chegarmos ao vinho. Tudo isso é muito similar as relações amorosas, seja com o carinho entre homens e mulheres, a sedução, o momento propício de cada gesto e sons entre os amantes, numa arte que apesar de tão simples e evidente ainda pode ser muito desconhecida.

Esta relação entre o vinho e arte de amar pode ser identificada no Livro – A arte de amar, de Ovídio.

Segundo Montesquieu de todos os poetas, Ovídio foi quem desvendou os mais belos segredos da natureza. Ele ensinou aos homens soltar o suspiro adequado e às mulheres recebê-lo, aos homens, saber o momento propício aos amantes, e às mulheres, oferecê-lo.

Em uma época em que as melhores vinhas eram aquelas que davam uvas em abundancia Ovidio comparava o cuidado no ato de amar com o memo que as pessoas deveriam ter com as vinhas.

“Começo pelos cuidados com a pessoa: são as vinhas cuidadas que dão vinho em abundância; sobre um solo cultivado se anunciam grandes colheitas”.

Um jantar não era apenas a busca de boas refeições e bons vinhos, era também o momento de seduzir a pessoa amada....

“Então você poderá, com palavras ocultas, dizer mil coisas que sua vizinha sentirá ditas para ela, traçar ternos sinais com um pouco de vinho, para que ela leia sobre a mesa que é a dona de seu coração, e fixá-la nos olhos com olhos que confessem sua chama. Às vezes um rosto mudo tem uma voz e um verbo eloquentes. Tente apoderar-se primeiro da taça que foi tocada pelos lábios encantadores dela, e do lado em que ela bebeu, beba também. Todas as iguarias que os dedos dela tocarem, pegue-as, e, pegando-as, toque em sua mão”.

A alegria e o poder de uma taça de vinho retratada por Ovidio seria fundamental a mesa, para a conquista perfeita

“O vinho prepara os corações e os torna aptos aos ardores amorosos; as preocupações fogem e se afogam nas múltiplas libações. Em seguida, nasce o riso; então o pobre se enche de coragem; depois desaparece a dor bem como nossas preocupações e as rugas de nossa fronte. Logo as almas se abrem numa franqueza bem rara em nosso tempo; é o que deus expulsa os artifícios. Lá muitas vezes o coração dos jovens foi cativado...”

E numa linguagem poética e delicada ele faz o seu alerta para os efeitos do álcool

“O vinho predispõe nossa alma para o amor, se não o tomarmos demais, e que nossos sentidos, afogados por abundantes libações, não fiquem entorpecidos. O vento alimenta o fogo, o vento o apaga; ligeira, uma brisa alimenta a chama; muito forte, ela a sufoca. Mas nenhuma embriaguez, ou uma embriaguez tal que leve todas as inquietações amorosas; um estado intermediário é perigoso. “

“....Vênus após o vinho é fogo sobre o fogo. Mas não dê muito crédito à enganosa claridade do lampião: para julgar a beleza, a noite e o vinho são ruins. Foi de dia e ao ar livre que Páris olhou para deusas e disse à Vênus: “Você é superior às suas duas rivais, Vênus”. A noite dissimula as manchas e é indulgente com todas as imperfeições; nestas horas qualquer mulher parece bela. Tenha o dia como conselheiro para julgar as pedras preciosas ou a lã tingida de púrpura; tenha-o como conselheiro para julgar os traços do rosto e as linhas do corpo”.

O vinho quando degustado às cegas teima sempre em nos surpreender, fulminando com qualquer orgulho.

Dedicação, determinação e humildade são pré-requisitos para a aprendizagem da arte de amar e de degustar o vinho.No amor e na sexualidade é preciso esquecer os rótulos, não há receita para amar. Há que se ter humildade, em qualquer aprendizado.

Em uma degustação as cegas como na arte de amar a escolha é pelo conteúdo.

Esqueça os rótulos, esta é a lição de Olvidio...

“Dispa todo orgulho, se você quiser ser amado por muito tempo.”.

Click aqui e reveja o post

VINHO E PIMENTA

"Os especialistas afirmam que a pimenta e o vinho tinto são responsáveis por estimular hormônios que promovem a dilatação dos vasos, aumentando assim a sensação de prazer durante o ato sexual."

#VinhoeSexualidade

0 visualização

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br