• José Rosa

VINHO E ARQUITETURA – VINÍCOLAS MODERNAS E SOFISTICADAS


Quando falo de vinhos é preciso falar também das vinícolas e das novas tendências e tecnologia. A arquitetura está presente neste universo tão cercado de tradições e história, buscando criar ambientes modernos e práticos que possibilitem fornecer qualidade na elaboração do néctar dos Deuses, o VINHO.

Sabemos que vários fatores são imprescindíveis na concepção de uma vinícola e algumas das mais tradicionais estão apostando não só no aprimoramento de sua instalações mas também na criação de espaços para receber os amantes desta bebida tão cobiçada e amada em todo o mundo.

Vamos conhecer algumas vinícolas que apesar de centenárias também apostaram na modernidade.

Petra Winery, Suvereto, Toscana, Itália

Esta vinícola está localizada perto da antiga cidade toscana de Suvereto, nas colinas de Val di Corniama na Toscana, e com vista para o Mar Tirreno.

Os proprietários, Vittorio e Francesca Moretti, Terceira geração da familia, encomendaram o projeto ao arquiteto suíço Mário Botta. Concluída em 2003, a vinícola Petra tem características arquitetônicas realmente surpreendentes, com muito acabamento em pedra rosa de Verona.

“Quando Vittorio Moretti me pediu para projetar seu porão, entendi que, além dos aspectos funcionais, o que ele realmente queria era uma imagem que pudesse comunicar a paixão e o compromisso necessários para sustentar essa nova aventura dele. Cultivar um vinhedo exige uma perspectiva ampla que se estenda ao futuro por muitas décadas, e requer verificações na paisagem onde o pedaço de terra relevante não tolerará a incerteza ou aproximações. O desenho geométrico da vinha contrasta com a natureza orográfica ondulada do solo, sobrepondo um desenho aerodinâmico que realça a medida, a beleza e a profundidade da paisagem. Foi com a intenção de reorganizar a terra no sopé das colinas de Suvereto em mente que eu realizei o projeto para esta nova adega. Imaginei o novo design com apenas um lado voltado para baixo, acima do solo, colocado em um platô estendido onde as atividades de entrada são realizadas entre as trepadeiras que o cercam.”

Mario Botta, Arquiteto

Para saber mais sobre Petra acesse :

http://www.petrawine.it/en.php

Lapostolle Clos Apalta, Vale de Colchagua, Chile

Clos Apalta, localizada no Vinhedo de Apalta. Uma instalação aonde os visitantes podem ver como a gravidade desempenha um papel muito importante na cuidadosa criação dos vinhos Clos Apalta.

Lapostolle Clos Apalta, projetado pelos arquitetos da Amercanda, foi construido por uma estrutura de madeira, vidro e aço com seis andares e se parece com um um ninho de pássaro empoleirado na encosta da montanha. Além da elegancia e beleza externa, uma parte da obra foi construída debaixo da terra o que permite que a vinícola conserve a temperatura e umidade de maneira natural.

Junto com instalações para degustação dos vinhos (especialmente dos Casa Grand selection Cuvée Alexandra e Clos Apalta), Lapostolle oferece culinária de alta qualidade no restaurante próprio e hospitalidade no exclusivo hotel Lapostolle Residence que na verdade é um conjunto de 4 casas com piscina que oferece a tranquilidade de um entorno natural e aromatizado.

Em 1994, Alexandra Marnier Lapostolle, uma descendente da família Marnier - tradicional no mundo do vinho francês e de bebidas como o famoso licor Grand Marnier - e seu marido Cyril de Bournet começaram o cultivo de uvas e produção de vinho no Vale de Colchagua, o mais fértil no Chile. Dez anos depois o projeto foi completado com a construção de um armazém central em uma colina com vista para os vinhedos.

Para saber mais sobre Lapostole Clos Apalta acesse :

http://pt.lapostollewines.com/our-company/cunaco-winery/

MARQUES DE RISCAL, Elciego, Espanha

Marqués de Riscal Hotel, um hotel de luxo, no coração das vinícolas dos herdeiros do Marqués de Riscal é a jóia da cadeia Marriot International: o Marqués de Riscal Hotel, um luxo coleção Hote l . Projetado por Frank O. Gehry , um dos principais arquitetos e autores do mundo, entre outras obras importantes, do Museu Guggenheim de Bilbao, o hotel combina a mais enraizada tradição vitivinícola com a vanguarda, o luxo e a mais avançada tecnologia do século. XXI

O Marqués de Riscal, um hotel Luxury Collection inaugurado em 10 de outubro de 2006, destaca-se pela forma e silhueta espetaculares no centro da Rioja Alavesa. O edifício moderno contrasta elegantemente com a sede das vinícolas projetadas em 1858 pelo arquiteto Ricardo Bellsola, e está situado entre os vinhedos e a encantadora vila de Elciego .

Os herdeiros do Marquês de Riscal continuam a escrever sua história no século 21 com a criação da Cidade do Vinho , um projeto que marca um antes e um depois no modo de entender o mundo do vinho.

A Cidade do Vinho faz parte do Projeto 2.000 , plano estratégico da empresa, uma ponte entre os séculos XIX e XXI , pois é uma aposta entre tradição e vanguarda: construção de uma vinícola (San Vicente) com a mais avançada tecnologia, o investimento num novo porta-garrafas, a instalação de um laboratório para o controlo e análise do vinho e, em geral, todas as melhorias tecnológicas para estarem actualizadas e garantir a máxima qualidade dos vinhos.

Vista panoramica de Elciego O complexo, localizado em Elciego (Álava), é formado pela antiga vinícola Marqués de Riscal (1858), uma das mais antigas de Rioja, além de um novo prédio projetado pelo arquiteto canadense Frank O. Gehry, abriga o Marqués de Riscal Hotel , o Luxury Collection Hotel , o Vinothérapie® Caudalie Spa , dois restaurantes exclusivos recomendados pelo chef Riojan , Francis Paniego , além de um centro de reuniões, conferências e banquetes.

Sem dúvida, a Cidade do Vinho é a chateâu espanhola do século XXI para desfrutar das múltiplas experiências oferecidas pelo vinho, um mundo cheio de sensações vivas.

Para saber mais sobre MARQUES DE RISCAL acesse :

https://www.marquesderiscal.com/

Reveja o post:

VINHO E ARQUITETURA - HARMONIZANDO O AMBIENTE

#VINICOLAS #MarquesdeRiscal #Lapostole #ClosApalta #Petra

102 visualizações

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br