• José Rosa

PANCETTA - A NOSSA BARRIGA DE PORCO


A Barriga de Porco , conhecida também por pancetta (do italiano, diminutivo de barriga), é uma das partes mais saborosas do porco. O corte dá leveza a execuções simples e um toque especial a pratos refinados.

A panceta é a carne da barriga do porco, ou o bacon sem estar defumado. Esta peça tem uma grande quantidade de carne e a gordura entremeada a deixa ainda mais suculenta e saborosa.

Na Itália é uma carne típica e ela é curada no sal, temperada com noz-moscada , pimenta , funcho e alho, entre outros condimentos. A carne é seca por aproximadamente três meses sem ser defumada. Todavia o preparo pode variar muito em cada região.

Aqui no Brasil a panceta suína é utilizada mais comumente sem ser salgada e pode ser preparada na churrasqueira, assada no forno, frita com alho ou outros condimentos, grelhada e à pururuca. A carne pode ser temperada com sal, pimenta do reino, limão e temperos diferenciados. O cozinheiro deve lembrar-se de nunca servir esta carne mal passada, sempre ao ponto ou bem passada.

Benefícios da Panceta

É importante desmistificar que carne de porco faz mal à saúde.

A panceta é rica em proteínas, contém tiamina, vitaminas, selênio, fósforo, zinco, potássio e ferro.O principal benefício da carne de porco é o alto teor proteico do alimento, que pode ser uma fonte acessível de proteína de alto valor biológico. A carne por ter um elevado teor de tiamina, vitamina que participa do metabolismo energético, garante a saúde dos sistemas nervoso e muscular.

É também fonte de vitamina B6, essencial para a formação de novas proteínas a partir de aminoácidos livres. Estimula a recuperação e o crescimento do tecido muscular, funções essenciais para quem malha e tem o objetivo de aumentar a massa magra.

Fornece niacina, nutriente que atua no metabolismo energético e na queima de gordura.

Uma única porção de lombo de porco assado fornece mais de 50% das necessidades diárias da vitamina.

Rico em zinco e selênio, minerais que atuam como antioxidantes e combatem os danos celulares causados pelos radicais livres. Menos calóricos que a carne bovina, o lombo e o filé mignon suíno podem fazer parte das dietas de emagrecimento, pois possuem digestão lenta e prolongam a sensação de saciedade. A panceta é rica também em gordura, mas você pode comer sem medo.

Já falamos da origem da pancetta, das qualidades protéicas etc , então vamos provar esta iguaria?

Panceta Assada

Ao comprar a panceta precisamos escolher bem pois em muitos lugares, a panceta é mais uma grossa camada de gordura com couro, que lembra mais o toucinho.

O ideal é uma panceta parecida com esta das fotos que pesa uns 2,2 Kg, e tem pouca gordura.

Vamos a receita, que é simples e, o melhor de tudo, custa menos de R$ 15,00 por quilo.

Ingredientes

  • Uma panceta de aproximadamente 2,5kg

  • Sal Fino

  • Alho a gosto

  • 1 limão

Modo de Preparo

Faça pequenos cortes ao longo da panceta, como na foto ao lado. Faça cortes transversais também no couro dela, de forma que fique quadriculado.

Amasse o alho com o sal, até formar uma pasta. Esprema o limão e misture tudo. Passe na panceta, especialmente no lado da carne. Deixe na geladeira por algumas horas ou de um dia para o outro, com o couro voltado para cima.

Para assar, cubra a assadeira com papel alumínio. Durante todo tempo de forno, o couro deve ficar para cima. Coloque em forno a 200 Graus, por cerca de duas horas. Após este tempo a panceta já está assada, mas precisa pururucar. Então, tire o papel alumínio e volte ao forno. A cada 20 minutos, passe um pouco da gordura no couro dela, para ajudar a ficar pururuca.

Assim que o couro pururucar, como na foto acima, ela está pronta para servir. O tempo dela pururucar varia. Se for usar um forno elétrico com grill fica pronto em cerca de uma hora e meia.


Falando em comida mineira que tal um prato de canjiquinha. Esta maravilha que em alguns locais é chamada de " pela égua " é uma maravilha, com costelinha de porco e uma pimentinha.

Lei aqui o post

CANJIQUINHA MINEIRA

#Pancetta #BarrigadePorco #CarnedePorco

0 visualização

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br