• José Rosa

VINHO E OS ESTÁGIOS DO SEU PALADAR


Descubra onde seu paladar pelo vinho se encaixa no grande esquema de gosto.

Cada um de nós amantes de vinho trilhou uma jornada ao começar a beber vinho, e isto é muito bom, Graças a Deus ! Mas como foi este caminho? Certamente o seu paladar mudou muito ao longo do tempo e isto é perfeitamente normal. E é sobre esta revolução do gosto que provavelmente você já experimentou que vamos tentar entender agora.

Não se trata de uma pesquisa mas uma constatação informal com dados obtidos de entusiastas, sommeliers, etc. que gerou uma boa estimativa de como você muda o paladar ao longo do tempo.

É hora de prestar uma pequena homenagem a cada passo da evolução do nosso paladar e ironicamente, quando chegar ao fim, você se encontrará de volta no começo.

Fase do Vinho Doce

O vinho é... O vinho é para mim!

Se você chegou, como eu, ao mundo do vinho pelos famosos “Sangue de Boi” ou se você era do tipo que só bebia caipirinha e drinks doces, provavelmente neste início seu paladar de vinhos preferia vinhos brancos e rosés. Esses vinhos são simples e fáceis de beber, aromáticos, óbvios, frutados e doces.

Isto é muito comum principalmente para as mulheres que vem de um contato grande com bebidas doces e foi assim certamente esta fase doce da iniciação ao vinho.

Mas não se desespere, curiosamente, os vinhos doces não são apenas para iniciantes. Existem execelentes exemplares de brancos e rosés, doces ou não e de alta qualidade.

Quase todos os Master Sommelier e Master of Wine têm, em algum momento, expressado externamente seu amor pelos doces vinhos brancos, incluindo o alemão Riesling , o húngaro Tokaji e até mesmo o Vin Santo.

Então, não deixe que os esnobes do vinho tinto te culpem por esta fase de seu paladar.

Fase do Vinho Frutado

Primeiro amor pelo vinho tinto.

O mundo dos vinhos tintos é fascinante e somos facilmente atraídos por ele. O tinto é o estilo mais falado, classificado e consumido, e também está associado a vários benefícios para a saúde.

Mas...Como se desenvolve um paladar para o vinho tinto?

Certamente que os vinhos tintos frutados apresentam uma vantagem neste momento de união deste novo paladar dos amantes do néctar dos Deuses.

Voce começou a sentir outros aromas e sabores ao beber um vinho e se provou por exemplo uvas como Zinfandel, Garnacha, Alicante Bouschet, Sirah, Petite, Merlot, Malbec e Shiraz certamente você recebeu um verdadeiro “abraço de urso” nesta acolhida pelo vinho tinto.

Não abandonamos de todo o doce, não é incomum ver uma pequena quantidade de açúcar residual (normalmente 2-5 g / L RS dos açúcares naturais da uva), deixada no vinho para embelezar ainda mais o estilo frutado.

Agora não importa, os vinhos podem ser leves, ousados, macios ou picantes, mas a fruta que predomina garante o sabor agradável.

Fase de vinho encorpado

Para agradar a todos, sim!

Depois de explorar os vinhos de fruta para a frente, ampliamos as coisas.

Mais frutas. Mais maduro. Mais ousado e mais exuberante.

Mais tudo !

Vinhos tintos e brancos como o Cabernet Sauvignon, o Syrah e o Chardonnay em carvalho são como uma refeição em um copo. Suas habilidades de degustação melhoram à medida que você identifica sabores distintos no vinho e os associa aos processos de produção de vinho.

Por exemplo, o sabor do chocolate cremoso ou baunilha em um vinho tinto ousado é quase sempre derivado do envelhecimento em carvalho. Fale sobre um grande impulsionador da confiança! Acrescente a essas camadas e camadas de sabor e um longo revestimento de boca, e é difícil NÃO amar esses vinhos.

Se você ama este estilo de vinho, você não está sozinho. Muitas das melhores regiões vinícolas do mundo se especializam neste estilo: ( Napa Valley, Rioja, Bordeaux, Mendoza, Barossa Valley, Valpolicella , Montalcino , etc.) e é um estilo que agrada multidões de todos os tipos.

Na verdade, alguns de vocês decidiram que os vinhos ousados ​​e exuberantes são o máximo para o seu paladar e orgulhosamente estão por trás de sua decisão.

Fase do vinho elegante

A arte da sutileza...

Para aqueles que passam pelo estágio de vinho tinto arrojado e saem do outro lado, você faz parte de uma coleção básica muito menor de produtores de vinho.

Se o seu paladar de vinho preferir a elegância, é provável que você tenha treinado o seu paladar para além do provador médio. Você tem muito pouca dificuldade em encontrar notas florais delicadas no vinho, como violeta e hibisco, e diferenciação entre sabores como erva-doce, anis, alcaçuz e alcatrão.

Por estas razões você é frequentemente atraído por vinhos com sabores distintos, ou o que nós gostamos de chamar de vinhos pontilhados (pense em pontilhismo ).

Elegantes vinhos tintos incluem Pinot Noir, Gamay, Nebbiolo, clima frio Syrah, Carménère e Sangiovese. E elegantes vinhos brancos incluem GrünerVeltliner, Assyrtiko, Soave, Chablis e Albariño.

Curiosamente, estamos observando vinhos elegantes subindo para se tornar o "novo luxo" no vinho. Há muitas razões possíveis para isso, mas talvez a razão mais óbvia seja que, para apreciar esses vinhos plenamente, você deve ser capaz de compreendê-los plenamente. E, porque é preciso muita habilidade para decifrar os sabores sutis em vinhos elegantes, eles tendem a ter uma mortalha de exclusividade envolvida em torno deles.

Esta fase é a mais culpada do esnobismo de vinho, mas pode ser administrada com um saudável derramamento de bolhas…

Fase do Espumante

Bolhas! Bolhas!

Nós jogamos fora todas as nossas noções preconcebidas de vinho enquanto nos apaixonamos por vinhos espumantes. Os vinhos espumantes têm a reputação de ser a vida da festa, mas com duas fermentações e pressões até sete atmosferas em uma garrafa, eles são alguns dos vinhos mais desafiadores para fazer em um nível técnico.

Se você ama borbulhante, você passa a apreciar os aromas secundários do vinho que vêm da fermentação, incluindo todos aqueles cheiros de biscuit, levedura e até cerveja .

Você sonha com Champagne , mas beba Prosecco , Crémant , Cava , Cap Classique, Sekt e Lambrusco regularmente.

Fase do Natural e Outros Vinhos

Qualquer coisa, mas natural!

Talvez você tenha experimentado um vinho espumante “Pet Nat” ( Methode Ancestrale ) do Loire . Ou, um sommelier recomendou um vinho natural depois de aprender que você ama cerveja azeda.

Independentemente de como você chegou a esta fase, você está agora profundamente no mundo fascinante, indefinível de vinhos naturais e além!

Estes vinhos incluem vinhos de laranja , xerez seco , Madeira , vinhos naturais não sulfurados, vinhos envelhecidos em ânfora, vinhos biodinâmicos e tudo o que não se encaixa no perfil tradicional de “o que é vinho”.

Seus amigos não vão entender sua obsessão, mas isso nunca te parou antes.

Fase do "Eu Odeio Vinho"

Uma coisa de amor ódio.

Nós admitimos. O vinho é uma experiência emocional. Haverá um ponto na jornada em que você não vai querer outra queda. Você pode desfrutar de coquetéis e cerveja, mas por algum motivo inexplicável, cada vinho que você tenta aborrece você. Quando você chegar a este ponto, apenas role com ele.

Você se tornou superexposta (comum para pessoas que trabalham na indústria do vinho ). Apenas respire fundo, o vinho estará lá quando você estiver pronto para isso.

Que tal recomeçar?

Na verdade, esse pode ser o momento perfeito para dar uma segunda chance ao vinho doce...

#VinhoEncorpado #VinhoBiodinâmico #VinhoNatural #Espumante

258 visualizações

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br