• José Rosa

PERNIL DE JAVALI ASSADO NO FORNO


O Javali é uma carne maravilhosa e é uma das minhas preferidas. Apesar de o Javali ser um ancestral do porco sua carne é muito diferente, seja na textura ou na suas características de sabor , gordura etc.

Esta carne tem baixo teor de colesterol, gordura, e muito menos calorias do que a carne de porco, mesmo as que são consideradas “magras”.

A carne de porco chega a ter mais do dobro de colesterol por miligrama em relação à de javali. Um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) mostra que a carne de javali, quando comparada com a carne de boi, possui metade das calorias e quase a metade de colesterol, podendo ser uma boa troca inclusive com a carne de frango.

CONHECENDO O JAVALI

O javali também conhecido como javardo, porco-bravo, porco monteiro , é um animal artiodátilo ( com um número par de dedos nas patas). Ele tem ampla distribuição geográfica, sendo nativo da Europa, Ásia, Ilhas Sonda e Norte da África. Em tempos recentes, a subespécie javali-europeu foi introduzida nas Américas e na Oceania.Dentre suas subespécies, as mais populares são o Javali-europeue o porco-doméstico.

O tamanho e o peso adultos são largamente determinados por fatores ambientais. Javalis que vivem em áreas áridas com pouca produtividade tendem a atingir tamanhos menores do que os que habitam áreas com abundância de alimentos e água.

Os javalis são animais de grandes dimensões, podendo os machos pesar entre 50 e 250 kg e as fêmeas entre 40 e 200 kg. Medem entre 1,40 e 1,80 m de comprimento e podem alcançar uma altura no garrote de 1,10 m. Altura e peso máximos já registrados em indivíduos raros giram em torno de 1,25 metros de altura no garrote e 350 kg de peso corporal. Os machos são consideravelmente maiores que as fêmeas, além de terem dentes caninos maiores

Registros indicam que a espécie invasora chegou ao Brasil no início do século XX, “com as próprias patas”. Isso porque javalis-europeus trazidos da Europa para a Argentina e Uruguai escaparam de seus criadouros e invadiram o território brasileiro pela fronteira

Para ninguém ficar com água na boca aqui vai uma receita de

Pernil de Javali Assado no Forno!

INGREDIENTES
  • 1 peça de pernil de javali de aproximadamente 3 kg

  • 1 cabeça de cebola

  • 1 cabeça de alho

  • 1 taça de vinho tinto

  • 3 limões

  • sal

MODO DE PREPARO
  1. Lave o pernil com o suco dos 3 limões e deixe descansar por 1 hora

  2. Bata a cebola, o alho e sal a gosto no liquidificador

  3. Passe o creme no pernil

  4. Faça furos com uma faça e introduza o tempero no interior da carne

  5. Coloque em uma travessa, enrole com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 48 horas

  6. Coloque o pernil numa forma para assar, enrolado em papel alumínio por 2 horas a 180°C

  7. Após 2 horas, retire o papel alumínio e 80% do caldo presente na forma

  8. Regue com vinho e coloque para dourar a temperatura máxima

Esta receita está disponível na página TUDOGOSTOSO.

Você quer conhecer mais pratos regionais, comidas típicas e muito mais ?

Então acesse a página

GASTRONOMIA

#Javali #Javaporco

892 visualizações

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br