• José Rosa

A PRODUÇÃO DE VINHOS DO BRASIL - PARTE 4 - MINAS GERAIS


COMO ESTÁ DISTRIBUIDA A PRODUÇÃO DE VINHOS NO BRASIL ?

Na sequencia da série de posts A PRODUÇÃO DE VINHOS DO BRASIL hoje vou mostrar o estado de Minas Gerais.

A produção vitivinícola no estado de Minas Gerais é composta por três segmentos:

Um segmento tradicional, produção no sul do estado, que tem o seu foco principal na produção de uvas americanas e híbridas e na elaboração de vinho de mesa e suco de uva.

Um segundo segmento, no norte do estado, produtor de uvas de mesa, sob condições irrigadas, na região de Pirapora.

E, o terceiro segmento, este mais recente e difuso em áreas de altitude do Estado, avançando, inclusive em municípios limítrofes ao estado de São Paulo, que está focado na produção de uvas viníferas para a elaboração de vinho fino.

Cada segmento tem características peculiares de estrutura fundiária, tecnologia de produção e estratégias de comercialização.

Minas Gerais

Sul de Minas

A viticultura da região Sul do Estado de Minas Gerais, ao longo da história, consagrou-se como produtora de vinhos de mesa, elaborados com as variedades Bordô, localmente chamada de “Folha de Figo”, Jacquez e Niágara, tendo como principais produtores os municípios de Caldas, Andradas e Santa Rita de Caldas. Embora de forma ainda pouco organizada e baseada em iniciativas isoladas, a exploração da atividade do enoturismo já é uma realidade.

Norte de Minas

A viticultura foi introduzida no norte de Minas Gerais pela colônia japonesa. A colheita é feita no período de estiagem, entre os meses de julho e outubro. A uva é destinada ao mercado interno.

Região Serrana do Espírito Santo

Este polo vitivinícola é privilegiada por uma paisagem com grandes belezas naturais, o que propiciou, a partir de programas oficiais, a organização e o desenvolvimento do turismo regional. Neste contexto, a uva, o vinho e outros derivados, como o suco de uva e a gastronomia, constituem os principais atrativos. A crescente venda direta aos turistas, associada às oportunidades de comercialização dos produtos na grande Vitória, estimulou, em anos recentes, a retomada da vitivinicultura, tanto para a venda de fruta in natura como para a produção de vinhos e suco de uva.

Leia os post desta série, click nos links abaixo e reveja:

#VinhosBrasil

0 visualização

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br