• José Rosa

COMIDAS DE NATAL – BACALHAU A LAGAREIRO COM BATATAS AO MURRO


O Bacalhau à Lagareiro tem origem nas Beiras, uma faixa de terra entre o Sul do rio Douro e o Norte do rio Tejo. Independente da origem exata o que temos de certeza é que este prato é consumido de Norte a Sul de Portugal.

O seu nome deriva de ser cozinhado em fornos nos lagares de azeite quando se moía a azeitona.

Assavam-se batatas e cebolas com casca espetadas num arame penduradas dentro do forno de lenha. Também aí se assava o bacalhau. Juntava-se alho cru e regava-se com bastante azeite acabado de tirar do lagar.

CURIOSIDADES

Para uma receita ser chamada de “Lagareiro” os ingredientes predominantes são as batatas assadas com casca e depois levemente amassadas como se estivéssemos dando um “soco”, por isso são chamadas “batatas ao murro”, sem faltar a cebola e o alho, tudo nadando no azeite.

Existem registros que existem versões desta receita que remontam vários séculos, em que o peixe era salgado, empanado com restos de pão duro e esmigalhado. Depois era frito no azeite e retirado diretamente dos lagares e saboreado com alho cru ou assado.

A RECEITA

Para que não haja riscos peguei a receita da tradicional Gruta de Santo Antônio para aprender com a própria Dona Henriqueta a receita do Bacalhau à Lagareiro com Batatas ao Murro - um clássico da casa.

Inaugurado no bucólico bairro da Ponta da Areia, no fim dos anos 70, pelo português Agostinho, o restaurante Gruta de Santo Antônio é conduzido hoje por Henriqueta Henriques, viúva do fundador, junto com seus dois filhos Alexandre e Marcelo Henriques.

Dona Henriqueta Henriques

A Gruta fica em Niterói/RJ, se você quiser conhecer tenho certeza que não vai se arrepender!

Gruta de Santo Antônio

Rua Silva Jardim - 148 - Centro - Niterói - RJ •

Telefones: (21) 2621-5701 / 2613-0762

Mas para fazer bonito no Natal, aqui vai a Receita de Dona Henriqueta

Bacalhau à Lagareiro com Batatas ao Murro

Foto: Bruno de Lima

Ingredientes:

- 3 lombos de bacalhau - 3 cebolas médias - 1 e 1/4 xícara de azeite - 3 dentes de alho - 1 pitadinha de pimenta-do-reino - 1 pitadinha de colorau - 1 colher de chá de salsa picada - 6 azeitonas pretas - 3 folhas de louro - 6 batatas pequenas - sal a gosto - sal grosso para salpicar

Rendimento 2 porções

Modo de preparo: Demolhe o bacalhau por no mínimo 40 horas, trocando a água várias vezes.

Cozinhe em uma panela com água e retire as espinhas e peles. Corte a cebola em meias-luas e frite-as com uma parte do azeite.

Soque um dente de alho, misture à cebola e deixe murchar.

Despeje a mistura de alho e cebola na assadeira, com os lombos de bacalhau.

Adicione a pimenta-do-reino, o colorau, a salsa, os 2 dentes de alho restantes cortados em lâminas, as azeitonas e o restante do azeite.

Acrescente as folhas de louro nos lados do bacalhau. Leve a assadeira ao forno a 200°C. Lave muito bem as batatas com casca. Leve-as a cozinhar em uma panela com água e sal, tendo o cuidado de não deixá-las desmancharem.

Coloque as batatas em uma assadeira, salpique sal grosso e leve ao forno para alourar.

Na hora de servir, coloque 1 ou 2 batatas no prato e, com um guardanapo de papel, dê uma amassadinha.

Derrame o bacalhau com o molho sobre as batatas e sirva.

Leia todas as postagens sobre Comida de Natal

TENDER NATALINO

RABANADAS DE NATAL

BACALHAU A GOMES DE SÁ

#BACALHAU #LAGAREIRO #BatatasaoMurro

0 visualização

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br