• José Rosa

A GALINHADA DE GOIÁS E O FAMOSO FRANGO CAIPIRA COM PEQUI


A galinhada é um prato característico do centro-oeste que tem como principais ingredientes arroz e frango.

A galinhada é uma refeição que não necessita de outros acompanhamentos, apenas temperos que devem ser utilizados para que a receita fique bem saborosa.

A Galinhada de Goiás tem em seu preparo, além do frango ou galinha caipira cortado em pedaços, um tempero típico da região, preparado com açafrão, guariroba (um tipo de palmito) e pequi (fruta da região).

Uma curiosidade : existe uma disputa entre o estado de Minas Gerais e Goias pela sua origem.

A Cozinha Goiana é basicamente de origem indígena mas também, teve influência de Mineiros e Paulistas que no final no século XVIII, buscavam ouro nos sertões goianos.

É comum a mistura de frango com arroz na galinhada e esta mistura não é nova.

Países como Cuba (arroz con pollo), Espanha (paella) ou Tailândia (arroz tailandês), por exemplo, utilizam essa mistura para a produção de pratos.

Aqui vamos apresentar uma receita de um Frango com Pequi como é feito em Goiás.

Mas antes vamos conhecer um pouco sobre estes produtos típicos do Centro-Oeste !

PEQUI

Pequi é uma árvore tipicamente do cerrado brasileiro. Seu fruto possui o mesmo nome e é utilizado na culinária local e para a fabricação de azeite, o azeite de pequi. A fruta tem um sabor forte e é bastante apreciada pela população local.

A palavra pequi deriva da língua indígena Tupi –Guarani e significa pele de espinhos. A denominação é feita a partir de seu fruto que possui espinhos em seu caroço que podem machucar principalmente as gengivas caso a pessoa morda incorretamente

Existe uma cidade no interior do estado de Tocantins que tem o nome de Pequizeiro em homenagem ao fruto e todos os anos se celebra a festa do pequi, onde há danças e barraquinhas vendendo comidas com pequi nas ruas da cidades.

A árvore está em extinção e, com isso, tornou-se símbolo da proteção do cerrado sendo defendida por ambientalistas ao redor de todo o mundo.

GUARIROBA

A guariroba é uma palmeira nativa do Brasil e é também conhecida como gueiroba, gueroba, gariroba, gairoba, palmito-amargoso, catolé, coco babão, pati-amargoso, coco-amargoso, coqueiro-amargoso.

Entre seus produtos, destaca-se o palmito ou broto terminal. Considerado por muitos como verdura de sabor amargo, o que de fato é quando comparado aos palmitos doces das espécies da Mata Atlântica, o palmito da guariroba é uma iguaria de largo aproveitamento culinário em alguns estados, inclusive algumas regiões de Goiás e Minas Gerais.


Nas boas receitas de empadão goiano, por exemplo, acompanhamento perfeito para o colorido arroz com pequi, é fundamental a inclusão de bons nacos do palmito amargo da guariroba.

Alimento substancial e de tempero bem forte, o recheio desse empadão, juntamente com a guariroba, deve conter pedaços de frango, de preferência coxas, linguiças, batatas e ovos cozidos inteiros ou apenas partidos ao meio e tomates maduros. Também pode ser usado como salada: com tomates-cereja e bastante tempero.

RECEITA - FRANGO COM PEQUI

Ingredientes:

  • 250 ml de óleo

  • 1 litro de pequi

  • 1 frango em pedaços

  • 500 gramas de guariroba cortadas em fatias

  • 06 espigas de milho cortadas

  • 1 cebola ralada

  • 06 dentes de alho amassados

  • Uma pitada de orégano

  • Uma pitada de pimenta calabresa

  • 1 maço de cheiro verde

  • Sal

Modo de preparo:

  1. Refogue o olha e a cebola para dourar o frango.

  2. Frite o frango até dourar.

  3. Depois de dourado, tire o óleo e vá pingando água para chegar mais perto do dourado. Coloque sal e acrescente o pequi.

  4. Deixe o pequi fritar com o frango para pegar gosto.

  5. Em seguida, coloque o milho e a guariroba na panela.

  6. Adicione água. Após 10 minutos de fervura, acrescente a cebolinha, o cheiro verde, o orégano e a pimenta calabresa.

  7. Está pronto. Sirva com arroz branco e salada.

#Galinhada #FrangocomPequi #Guariroba #Pequi #ComidasTípicas #Frango

403 visualizações

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br