• José Rosa

PÁSCOA E VINHO


Data tradicionalíssima no calendário da família brasileira, a Páscoa é uma importante celebração da igreja cristã em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo, é o encerramento da Semana Santa.

E esta tradição religiosa se constituiu num oportuno momento para reunir a família em torno à mesa, alem dos famosos Ovos Páscoa , uma tradição que descende dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora.

Entre os pratos da data, destaca-se o sempre muito apreciado bacalhau, um peixe generoso que costuma se apresentar com diferentes facetas, adaptando-se de modo exemplar aos mais diferentes modos de preparação e um dos raros exemplos de peixe que se harmoniza perfeitamente com vinhos brancos e tintos.

VINHO E BACALHAU

Seja o bacalhau o prato principal, ou outra preferência culinária da família, os vinhos sempre serão bons companheiros das receitas especiais que são elaboradas nessa época.

Então vamos ao prato principal:

O Bacalhau!

Muito se comenta que o bacalhau é um dos pouquíssimos (se não o único) peixes que harmonizam com vinho tinto. Porém, trata-se de um prato tão fantástico que também harmoniza perfeitamente com branco!

Tudo irá depender da forma como ele foi preparado. Mas antes de começar a sugerir qualquer coisa aqui, vamos relembrar o primeiro “pulo do gato” da harmonização?

Quando falamos de bacalhoada, qual país logo nos vem em mente? Portugal, certo? Então sem dúvidas, os vinhos portugueses serão um grande acerto!

Não são os únicos a harmonizarem, mas eu acredito que um dos melhores !

Uma opção que eu gosto muito será o Bacalhau à Lagareiro, cuja receita você pode encontrar no meu post publicado no Natal.

É só clicar aqui e voce vai encontrar esta receita sensacional !

Com este prato eu sugiro um tinto do Dão, escolha um Quinta do Corujão Grande Escolha 2004 que custa menos de R$ 150,00.

Agora se voce preferir um Bacalhau assado no forno e acompanhado com puré, provavelmente o melhor acompanhamento será com um Douro Branco. Um Redoma 2011 !

VINHO E CHOCOLATE

Branco, ao leite, amargo e até com amêndoas, é difícil resistir a uma série de variedades.

Mas se sozinho o chocolate já é bom, imaginem com um acompanhamento para deixá-lo ainda melhor:

O VINHO !

O ideal é optar por chocolates menos doces, com pelo menos 60% de cacau, mas qualquer tipo pode virar uma boa dupla com a bebida.

Em qualquer harmonização é preciso buscar o equilíbrio. Quando se tem algum extremo, como muito açúcar no vinho ou no alimento, vai ficando mais difícil harmonizar.

Por exemplo, se você escolher um chocolate ao leite com vinho seco, a bebida vai ficar muito amarga depois da sobremesa. Tudo depende do gosto, mas algumas combinações facilitam muito.

Como se não bastasse ser gostosa, a combinação entre vinho e chocolate também faz bem à mente, segundo uma pesquisa feita da Northumbria University, na Inglaterra. Isso porque os dois são ricos em polifenóis, que ajudam a dilatar as veias e aumentam a oxigenação do cérebro. De acordo com os pesquisadores, o aumento do fluxo sanguíneo no cérebro leva açucares e oxigênio ao órgão, tornando mais fácil e rápida a realização de cálculos complexos. Emma Wightman, líder da pesquisa, destacou que os efeitos são melhores percebidos em pessoas mais velhas, cujo fluxo sanguíneo cerebral tende a diminuir naturalmente.

Seja para beneficiar a mente ou o paladar, o importante é você harmonizar seu vinho com chocolate e deixar a Páscoa com gostinho especial.

Se voce quiser conhecer os detalhes para harmonizar cada ovo de páscoa com seu vinho ideal acesse o post :

OVOS DE PÁSCOA E VINHO

#PÁSCOA #OVOSDEPÁSCOA #CHOCOLATE #VINHOECHOCOLATE #BACALHAU

68 visualizações

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br