• José Rosa

TIPOS DE PRODUÇÃO DE VINHOS


O vinho vem sendo elaborado a milhares de anos e com o passar dos tempos a forma de elaboração vem sofrendo mudanças e os produtores ao redor do mundo buscam entender esta nova era e se adaptarem as tendências e as exigências dos consumidores.

Neste sentido temos hoje basicamente quatro tipos de elaboração do néctar dos Deuses:

TRADICIONAL

ORGÂNICA

BIODINÂMICA

NATURAL

MÉTODO TRADICIONAL

A produção Tradicional, mantem praticamente o mesmo método de plantio desde a antiguidade, mas com a utilização, em alguns casos, de produtos para proteger a plantação, como defensores agrícolas, produtos químicos etc e a colheita que pode ser manual ou mesmo mecanizada.

Neste processo tradicional a prensagem, que em raras vezes é feita com os pés, é realizada na sua maioria utilizando máquinas, que além de partir o fruto também retira os engastes.

A vinificação pode ou não utilizar leveduras externas para o processo alem de outros produtos químicos como conservantes o que não é o ideal.

E finalmente a maturação que se inicia em tanques de inox, cimento e com em alguns casos com passagens em toneis de madeira, conforme a característica do produtor.

A produção tradicional de vinhos é sem dúvida a mais utilizada.

VINHOS ORGÂNICOS

A produção Orgânica já começa a mostrar sua diferença no conceito de não utilização de qualquer produto químico nas plantações.

Todo o cuidado com o controle de pragas e doenças é feito por métodos naturais.

Além disso, a utilização de produtos químicos na vinificação também não é permitida para os vinhos orgânicos.

Os vinhedos que produzem este tipo de vinho dispensam todos os tipos de pesticidas, fungicidas ou qualquer outro agrotóxico.

Os fertilizantes químicos são substituídos por adubo natural.

Estima-se que cerca de 2 mil aditivos podem ser usados em uma produção convencional, entretanto, numa atividade vinícola orgânica estes não são utilizados.

Optar pelo vinho Orgânico é, portanto, uma maneira de aderir a uma cultura de consumo mais sustentável no seu dia a dia.

VINHOS BIODINÂMICOS

A produção Biodinâmica vai além da não utilização de produtos químicos, como no caso dos vinhos orgânicos.

A inclusão de insumos naturais como adubos que são preparados em chifres de animais e enterrados para depois serem utilizados nas plantações é uma das práticas utilizadas pelos produtores de vinhos Biodinâmicos.

A utilização e respeito as fases da lua para plantio e colheita, a interação com a natureza, entre outros, são uma regra primordial para estes produtores.

A proposta biodinâmica para a produção de vinhos é uma filosofia em que a biodiversidade ao redor da vinícola é completamente respeitada.

Nesse modelo de agricultura, a natureza se ajuda, os chás naturais auxiliam na mineralização do solo, a plantação de rosas entre as videiras controla a proliferação de pragas e o engarrafamento do vinho é feito de acordo com os ciclos lunares.

Tudo para garantir o completo equilíbrio do solo.

VINHOS NATURAIS

A produção Natural busca produzir um com interferência zero das mãos do produtor.

Não são adicionadas leveduras externas e o vinho não passa por madeira.

O vinho é produzido seguindo o processo natural da fermentação e sua maturação acontece em tanques de inox.

O que caracteriza um vinho natural – que pode ser produzido a partir de uma agricultura orgânica ou biodinâmica – é a ausência de leveduras ou aromatizantes artificiais.

Por um lado, a falta desses conservantes pode reduzir o tempo de vida da bebida. Por outro lado, como ele não possui compostos químicos, a chance de o consumidor sofrer com dores de cabeça no dia seguinte são menores.

Como não passam por nenhum tipo de filtragem, esses vinhos costumam ser mais escuros e espessos.

A proposta destes vinhos é manter as características naturais da uva.

#VinhoBiodinâmico #VinhoNatural #VinhoOrgânico

129 visualizações

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br