• José Rosa

Codorna no Sarcófago - O famoso Caille en Sarcophage do filme "A Festa de Babette"


Este prato sensacional foi a inspiração do dinamarquês Gabriel Axel, diretor deste clássico e que também me inspirou a postar a receita e fazer um breve comentário do filme, que sugiro aos amantes da gastronomia a assistirem !

A Festa de Bebette, foi um dos grandes cults da década de 1980 e conquistou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1988.

O FILME

Stéphane Audran como a cozinheira francesa Babette no filme A Festa de Babette.

A história de A Festa de Babette se passa em um remoto vilarejo dinamarquês no século 19. Lá, as irmãs Filippa (Bodil Kjer) e Martine (Birgitte Federspiel) levam uma vida rígida centrada em torno de seu pai, o pastor luterano da igreja local.

Filippa e Martine poderiam ter deixado aldeia. Uma poderia ter se casado com um jovem oficial do exército e a outra, com um cantor de ópera francês mas o pai conservador não permitiu.

Muitos anos depois, já com seu pai morto, as irmãs recebem Babette Hersant (Stéphane Audran), uma refugiada francesa que já havia sido cozinheira do lendário restaurante parisiense Café Anglaise. E elas aceitam a forasteira para trabalhar em sua casa.

Ao saber que ganhou um prêmio na loteria, Babette decide voltar à França, mas antes resolve agradecer Filippa e Martine com um jantar inesquecível.

Todos os vilarejo são convidados, mas a recepção local não é boa, já que a rigidez religiosa dos moradores da vila não permite os prazeres mundanos, como o da gastronomia. Porém, o banquete é tão maravilhoso que conquista o coração deles.

O prato que encanta os convidados é a Codorna no Sarcófago.

Terminado o maravilhoso jantar as irmãs descobrem que Babette não vai poder partir pois gastou todo o dinheiro que ganhou no jantar. E questionam como ela ficaria agora que estava pobre !

Babette então diz que mesmo assim ela estava feliz e fala para as irmãs:

‘Um artista nunca é pobre’

Agora vamos conhecer a receita deste prato irresistível e fazer um jantar em sua casa como A Festa de Babette.

A RECEITA

INGREDIENTES

  • 500 gr de massa folhada

  • 1 gema de ovo batida com 2 colheres de sopa de H2O

  • 8 codornizes desossadas com exceção das coxas e asas. Reservar os ossos.

  • 6 colheres de sopa de Conhaque

  • 75 gr de trufas negras

  • 250 gr de foi gras de ganso fresco

  • 5 colheres de sopa de manteiga sem sal

  • 3 enchalotas

  • 1 xícara de vinho branco seco

  • 1 lt de caldo de frango

  • 8 cogumelos com chapéu grande e perfeito

  • 1 colher de chá de óleo de amendoim

PREPARO

Pré aquecer o forno a 200o.C.

Em uma folha de papel manteiga abrir a massa folhada com até 6mm de espessura e recortar 8 formas ovais de 10cm de largura e 12cm de comprimento. Amassar com os dentes de um garfo epincelar com a gema de ovo.

Assar por 12 a 15 minutos parar dourar ligeiramente. Retirar do forno para resfriar. Com uma faca afiada recortar uma tampa,sem furar o fundo, e retirar as camadas de massa até formar uma cama.

Salpicar as codornizes com sal, pimenta e Conhaque, dividir o foi gras em 8 partes e rechear. Feche as codornizes pela parte superior com um barbante de cozinhar e guarde-as no refrigerador até o momento de prepara-las.

Em uma panela funda, dourar em manteiga os ossos das codornas, depois acrescente um mirepoix de enchalotas, cenoura e salsão. Deglaceie a panela com Cognac e depois adiciona 1 garrafa de vinho branco e deixe reduzir até ficar bem espesso.

Um pouco antes de estar um caldo bastante reduzido menos de ¼ do volume original, acrescente as trufas e pimenta do reino.

Em uma frigideira salteie os chapéus dos cogumelos em manteiga e um fio de azeite e reserve.

Aqueça o forno por aproximadamente 20 minutos a 180o.C.

Em uma frigideira doure todos os lados das codornizes depois coloque-as no forno pré-aquecido por 10 minutos.

Deglaceie a panela que douro as codornizes com Conhaque e acrescente ao caldo feito anteriormente.

Retire os barbantes das codornizes e mantenha-as aquecidas.

Coloque os sarcófagos em uma assadeira e em cada um coloque uma codorniz. Aqueça no forno por 5 minutos.

Retire do forno e em cada sarcófago, adicione um pouco da redução de cordorniz e cubra com um chapéu de champignon e sirva.

#CailleAuSarcophage #CodornaemSarcófago

304 visualizações

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br