• José Rosa

VINHO E ARQUITETURA - HARMONIZANDO O AMBIENTE


Quando vamos escolher um vinho temos diversos pontos a avaliar entre eles o tipo , se tinto, branco ou rosé, a ocasião, se é uma comemoração, um jantar, uma festa e se refinarmos a escolha temos a região, a safra , o preço e por aí vai.

A próxima etapa é a escolha da comida, como harmonizar com este prato com aquele vinho e vice-versa. Mas existe uma escolha que não pode ser feita com a mesma variação e opções a cada garrafa, a nossa casa e a nossa adega.

Como decorar a sala de jantar, cozinha ou qualquer outro cômodo e colocar minha adega e manter o ambiente agradável?

Então resolvi falar um pouco sobre opções de ambientes que os Arquitetos podem nos oferecer para deixarmos nossa casa aconchegante, bonita , funcional e ainda guardar nosso líquido sagrado, o vinho, em perfeitas condições.

Levando em conta que os amantes de vinho tem crescido muito , é comum que as novas casas já sejam planejadas pelos arquitetos pensando em um espaço para as adegas mas também pode ocorrer que você resolva comprar uma adega depois de ter decorado sua casa e para isto você terá que adaptar seu cômodo mas isto também não será um problema.Sem dúvida que se utilizarmos os móveis planejados a tarefa ficará muito mais simples, pois a adaptação e integração ao ambiente será muito melhor mas os ajustes nas decorações já existentes também podem ser feitos de forma tranquila e valorizar muito sua casa.

Vamos então avaliar alguns pontos que devem ser observados na hora de instalar uma adega em sua casa.

O LOCAL

A incidência de luz seja ela artificial ou natural é um item que devemos ficar atentos, o nosso clima, dependendo da região do Brasil, é quente e locais com muita incidência de sol são prejudiciais ao vinho. Lâmpadas e iluminações tipo "spot"também devem ser evitados na nossa adega. Um local embaixo de uma escada ou em um canto da casa em que a temperatura varie pouco é o ideal, principalmente se vamos fazer uma adega sem componentes de refrigeração artificial controlada, ou seja comprar um adega pronta. N'so precisamos garantir a temperatura do ambiente, isto é muito importante,

Outro fator do ambiente recomendado é que não receba cheiros fortes, principalmente quando resolvemos colocar nossa adega na cozinha. Eu particularmente não vejo muito problema, mas é a orientação de alguns profissionais.

O ESPAÇO

O ideal é escolher um lugar que possamos armazenar todas as garrafas, nosso estoque deve ficar perto para podermos acompanhar. Ele pode ser visível mas não é um requisito indispensável. Aliais alguns enólogos e somelliers defendem que o vinho não deve ficar na vitrine, o melhor ambiente é o escuro e com a temperatura controlada, porem hoje temos adegas com vidro duplo que garantem a temperatura, protegem da luz e ainda podem ficar perto dos amantes de vinho. Mas se pretendemos fazer uma adega aparente evite de fazer muito alta, isto dificulta isto dificulta o manuseio e possibilidade de escolhermos nosso vinho na hora de degustar. Existe ainda algumas orientações de se fazer uma adega em local mais reservado, escuro, frio etc para guardar os vinhos mais nobres e que serão consumidos depois de envelhecidos ou em ocasiões especiais e manter uma adega climatizada, menor para os vinhos do dia a dia, isto vai depender da sua casa, do seu gosto, sua condição etc.

O CÔMODO

Com relação ao cômodo isto já é uma questão totalmente pessoal. Não existe o lugar correto para a adega, pode ser na sala , cozinha, espaço Gourmet, área de lazer ou uma sala especial só de vinhos. Isto fica a cargo de cada um.

OS TIPOS DE ADEGA

Temos um numero grande de adegas que podemos utilizar. As adegas Tipo Nicho ou Tipo Prateleiras que deixam nosso vinho na temperatura ambiente e podem ser desenhadas em formas e estilos bastante interessantes, mas sempre tendo o cuidado, como dito anteriormente, com o local, já que o vinho ficará na temperatura ambiente.

Seguindo a mesma linha das adegas de madeira Tipo Nicho, podemos ter um design mais arrojado com adegas feitas em metal , polietileno e outro materiais, aonde vinho pode ficar apoiado pelo gargalo , deitado sobre apoios somente nas extremidades, ou seja algo mais inovador e contemporâneo o que requer os mesmos comentários acima acerca da temperatura.

E por fim, as adegas climatizadas que possuem temperatura regulável e podem ser feitas sob encomenda ou compradas em modelos pré-definidos nas lojas especializadas. Existem adegas que possuem temperaturas diferentes internamente o ajuda a armazenar vinhos de diferentes características, como branco, tinto e espumante, já que estes devem ser guardados e consumidos cada um com sua temperatura ideal.

Fotos e Fontes de pesquisa: Divulgação, Pinterest, Apê em Decoração , Art dês Caves

219 visualizações
RECENTES

Blog Amigo

PESQUISA POR TAGS
ARQUIVOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br