• José Rosa

BAROLO - O REI DOS VINHOS E O VINHO DOS REIS


O Barolo é um vinho produzido no noroeste da Itália, Província de Cuneo, região do Piemonte e sob DOCG ou "Denominação de Origem Controlada e Garantida". Ficou conhecido como o Rei dos Vinhos e o Vinho dos Reis. O nome Barolo está ligado à família Falletti, então Marqueses de Barolo, que iniciaram a produção dos vinhos na região.

No Piemonte, alguns vinhos merecem títulos luxuosos, e o Barolo é um deles. Trate-o como um cavaleiro real - forte, mas muito elegante. Não é à toa que Barolo é um dos vinhos mais conhecidos do mundo (mesmo para quem não entende muito de vinho). Feito 100% com a uva Nebbiolo, é encorpado, austero, concentrado.


O Barolo é um vinho intenso, vermelho profundo, com perfume complexo, grande corpo e taninos bastante persistentes com características de frutas (ameixas secas), florais (baunilha, alcaçuz, rosas) e chocolate. Estas características fazem do Barolo um vinho elegante e de grande personalidade.Os Barolos Riserva (Reserva) são envelhecidos por um período mínimo de 3 anos dos quais, pelo menos, dois anos em barris de madeira. Para que os vinhos sejam qualificados como "Riserva Speciale" (Reserva Especial) devem ser envelhecidos por pelo menos cinco anos, sendo dois em barris de madeira.

Vou apresentar a seguir algumas opções para você pode adquirir. São quatro exemplares que selecionei para você apreciar:

Batasiolo Barolo Cerequio DOCG 2008

Com aromas encantadores de frutas em compota, notas balsâmicas, florais, tostadas, de tabaco e de torrefação, esse Barolo do cru Cerequio mostra-se opulento, equilibrado, com taninos maduros e excelente persistência. Conhecido como o vinho dos reis ou o rei dos vinhos, o Barolo é um dos tintos mais clássicos da Itália. A Batasiolo mostra, nesse exemplar, a excelente qualidade das uvas Nebbiolo colhidas na Denominação de Origem Controlada e Garantida Barolo, a mais alta certificação italiana.

Batasiolo Barolo Briccolina DOCG 2009

Frutado, intenso, elegante, raro, defumado, com taninos maduros. Com perfeito equilíbrio entre potência e frescor. A Batasiolo possui cinco pequenos vinhedos de Nebbiolo nos Crus excepcionais de Piemonte e Briccolina é um deles, onde além do Barolo atingir sua máxima expressão, possui uma produção limitada à 9.000 garrafas por ano.


322 visualizações
RECENTES

Blog Amigo

PESQUISA POR TAGS
ARQUIVOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br