• José Rosa

TENUTA Dell'ORNELLAIA MASSETO - O MERLOT ITALIANO

A Merlot é uma uva originária da França e é com ela que os franceses fazem o vinho mais conhecido do mundo, o Petrus.

Mas a Itália produz com esta mesma casta, a Merlot, um dos vinhos mais caros - sem comparar o francês - e disputados do planeta

O MASSETO

Em Bordeaux a Merlot tem lugar garantido na maioria dos grandes rótulos tendo como região principal o Médoc e Graves. E para falar em Merlot não há outro vinho que possamos pensar se não o famoso Petrus. Este ícone dos franceses e um dos mais cobiçados do mundo é produzido somente com essa casta controversa. Pois a Merlot, dependendo de como é cultivada, pode produzir desde vinhos sim­ples e ralos, até verdadeiros monumentos.

Vamos então sair da França, e é na vizinha Itália aonde podemos encontrar grandes vinhos à base da Merlot. Mais do que isso, podemos afirmar que hoje os melhores Merlot "in purezza" do mundo são italianos, logicamente se não compararmos com o Petrus.

A Merlot na Itália

A Merlot, na Itália, é muito difundida no Vê­neto, mas, na maioria das vezes, nessa região, pro­duz vinhos de grande volume, sem muita expres­são. Na região vizinha, no Friuli Venezia Giulia, a coisa é bem diferente. Lá há tintos com base de Merlot absolutamente sensa­cionais. Podemos citar produtores como Miani, Villa Russiz, Volpe Pasini, Livio Feluga e Vie de Romans, que produzem vinhos de classe mundial com a Merlot "friulana".


Porem é na costa da Toscana que vamos encontrar os mais caros e disputados Merlot puros do planeta. São vinhos com preços muito altos, mas, se comparados com os vinhos de Pomerol, ain­da estamos falando de vinhos com valores muito mais factiveis. E é nessa região que achamos o néctar dos Deuses, o Tenuta dell'Ornellaia Masseto.

A Tenuta dell’Ornellaia realmente não faz nenhuma questão de ser modesta. Não bastasse produzir o Ornellaia, um dos mais nobres “supertoscanos”, eles produzem também o Masseto, o melhor vinho 100% Merlot da Itália, e certamente, um dos melhores do mundo elaborados com a casta.O Masseto é fruto de um minúsculo e exclusivo vinhedo que lhe empresta o nome, com apenas 7 hectares de vinhas 100% Merlot.

Este vinho foi produzido pela primeira vez em 1986 e em quantidades limitadíssimas, rapidamente chamou a atenção dos experts e colecionadores. Desde então sua reputação só tem crescido no mercado internacional de vinhos, sendo a estrela principal em muitos leilões pelo mundo.

Avaliação do Somellier

Um vinho de cor rubi profunda quase impenetrável e com superfície brilhante. Aromas incrivelmente intensos de um mix de frutas vermelhas maduras e flores, seguidas por nítidas notas de baunilha e madeira. No paladar, uma exuberância tânica que nunca incomuns em um vinho 100% Merlot, perfeitamente equilibrada por uma acidez vibrante. O final de boca impressiona pela longa persistência e sedosa elegância que mantém o vinho no palato muito tempo depois de seu teor líquido ter desaparecido.

Michel Rolland


Este vinho teve a consultoria de Michel Rolland que é o enólogo mais influente do mundo, segundo o jornal The New York Times e o mais importante especialista em vinhos do planeta nos últimos 25 anos, na avaliação da BBC de Londres. Graduado no Instituto de Enologia de Bordeaux, Rolland presta consultoria a mais de cem vinícolas de 12 diferentes países. No Brasil ele é consultor da Miolo.

Saiba mais sobre vinhos Italianos , leia o post :

AMARONE DELLA VALPOLICELLA - O VINHO MAIS DESEJADO DO VÊNETO

RECENTES

Blog Amigo

PESQUISA POR TAGS
ARQUIVOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br