• José Rosa

A MAIOR ADEGA DO MUNDO - 1,5 MILHÕES DE GARRAFAS

Duas comunidades da Moldávia discutem quem tem a maior adega do mundo:

Cricova e Milestii Mici.

As “minas de Cricova” ficam perto da capital Chisinau e suas entranhas de calcáreo começaram a ser escavadas no século XV com o objetivo de fornecer calcáreo e cal para a construção de Chisinau – uma cidade com muitos parques e praças e que é considerada uma das capitais européias mais arborizadas.

CRICOVA

As adegas de Cricova somam cerca de 100 quilômetros de comprimento e em seus corredores de até 7,5 metros de largura e 3,5 metros de altura que albergam cerca de 1,5 milhões de garrafas com 600 marcas diferentes

MOLDÁVIA

Na Moldávia, um pequeno país que ficou independente da União Soviética em 1991 estão as maiores adegas do mundo, Cricova e Milestii Mici. As primeiras adegas começaram a ser escavadas no século XV e têm ‘entranhas’ de calcário: o objetivo era extraí-lo para a construção de Chisinau, a capital. A Moldávia – também conhecida no passado como Moldova, Dacia e Bessarabia – tem uma história de quase 5.000 anos e sempre ligada ao vinho.

AS ADEGAS


Em Cricova, a cerca de 15 quilômetros ao norte de Chisinau, capital do país, estão as ditas “minas de Cricova”. A adega possui 1,5 milhão de garrafas de mais de 600 marcas que descansam nos inúmeros corredores, que chegam a ter 7,5 metros de largura e 3,5 de altura, com profundidades que variam de 35 a 80 metros. Estas características mantem o ambiente com temperatura constante entre 12 e 14°C e com umidade de 97 a 98%, ideal para a conservação das garrafas por longo tempo. Os túneis são tão grandes que podem comportar carros e é possível dirigir pelas “ruas”, que possuem nomes das diversas variedades de uva.


A outra adega concorrente ao titulo de maior do mundo se chama oficialmente Empresa Estatal e Complexo Industrial de Vinhos de Qualidade Milestii Mici. A adega de Milestii Mici data de 1969 e visava armazenar, amadurecer e preservar vinhos de alta qualidade para exportação. As informações sobre as mesmas são algo contraditórias, mas é certo que as suas galerias atingem até 100 metros de profundidade. Dizem que são cerca de 100 quilômetros de galerias, embora o acesso seja apenas parcial. Mas, além de estocar vinhos, os túneis têm inúmeros ambientes diferenciados, com salas de degustação, de reunião, de jantar, em diferentes estilos arquitetônicos e de decoração.

MILESTII MICI

Yuri Gagarin


Na II Guerra Mundial elas serviram de esconderijo e armazenamento militar. Entretanto, muitas figuras de estado de renome mundial estiveram nas grandes adegas de Moldávia.


O francês Jacques Chirac, o chinês Jiang Zemin e o russo Vladimir Putin, que lá celebrou o seu 50.º aniversário, são apenas alguns exemplos. Os compatriotas Leonid Brejnev e Mijail Gorbachov também eram clientes habituais.


O astronauta Yuri Gagarin, primeiro homem a viajar para o espaço e a voltar para o Planeta Terra, teria se perdido durante dois dias até conseguir sair à superfície…


A Coleção Nacional de Vinhos de Cricova, que fica dentro da adega, é famosa e respeitada. As garrafas mais antigas datam de 1902 e entre elas estão algumas preciosidades que pertenceram ao general nazista Hermann Goring. Durante os períodos de guerras as minas da Cricova foram utilizadas como esconderijo de combatentes ou para estocagem de armamento – o que, aliás, também aconteceu na França durante a invasão nazista da segunda grande Guerra.

Reveja o post:

LA TOUR D'ARGENT - UMA ADEGA COM

MAIS DE 400 MIL GARRAFAS

"O restaurante La Tour d’Argent, um dos mais tradicionais de Paris é conhecido pelo seu tradicional Pato numerado e sua adega gigantesca."

RECENTES

Blog Amigo

PESQUISA POR TAGS
ARQUIVOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br