• José Rosa

ESPORÃO RESERVA TINTO 2015

O Esporão Reserva foi o primeiro vinho produzido pelo Esporão em 1985. Vinho clássico, obtido unicamente a partir de uvas da Herdade do Esporão, mostra a consistência e o caráter rico e típico dos melhores vinhos do Alentejo

A adega da Herdade do Esporão foi a primeira moderna do Alentejo, com temperatura controlada, processos por gravidade e estágio em barrica de carvalho

A história da Herdade de Esporão


Falar de boa parte da história das empresas vitivinícolas de Portugal costuma passar sempre pelo período da Revolução dos Cravos em 1974. Foi um período conturbado, época em que foi derrubado o regime ditatorial instaurado por Salazar ainda na década de 1920.


Deposto o presidente Marcello Caetano, houve um momento de grande turbulência no país com governantes se sucedendo e ações radicais tomadas, que levariam a uma nova constituição, de forte cunho socialista.


Uma dessas ações foi a nacionalização de diversas empresas de capital privado. E as empresas vitivinícolas não ficaram de fora, foi o caso da Herdade do Esporão. A vinícola havia sido criada em setembro de 1973 apostando na viticultura do Alentejo e um ano depois a Herdade do Esporão viu suas terras e propriedades em Portugal serem confiscadas pelo governo.

A Família Roquette, dona da Vinicola resolver vir para o Brasil para fugir das perseguições politicas e para refazer sua vida. João Roquette que na época tinha um ano de idade hoje lidera a vinicola.

Foi somente no final dos anos 1970 que parte da Herdade do Esporão voltou para as mãos dos donos originais.


“Durante alguns anos, tivemos que entregar as uvas para a cooperativa de Reguengos de Monsaraz – cidade onde a Herdade se encontra, no sul do Alto Alentejo”, conta João.

Na década de 1980, a adega foi finalmente construída. O primeiro vinho com o nome de Esporão surgiu na safra de 1985. No ano seguinte, ele passou a usar o nome de Esporão Reserva.


Ao final dos anos 1980, a família assumiu controle total da Herdade, que, prontamente, passou a estender seus braços para além do Alentejo. Em 1995, por exemplo, criaram uma empresa de distribuição no Brasil. Dois anos depois, ingressam no mercado de azeites. Em 2008, apenas dois anos depois de João assumir como CEO, compram uma propriedade no Douro. Hoje, pouco depois de completar 40 anos, a Herdade do Esporão assegura sua posição entre os principais produtores de Portugal.

ESPORÃO RESERVA TINTO 2015

FICHA TÉCNICA

ESPORÃO

RESERVA TINTO 2015


DOC Alentejo


Conceito:

O primeiro vinho feito pelo Esporão em 1985. Obtido a partir de uvas da Herdade do Esporão, mostra a consistência e o caracter rico e típico dos melhores vinhos do Alentejo.


Ano de Colheita:

O inverno muito seco e as temperaturas acima da média, na primavera e verão, determinaram o início adiantado da vindima. Apesar das temperaturas elevadas, não houve calores extremos e durante a vindima o tempo manteve-se seco proporcionando uma qualidade notável das uvas, que se traduziu em vinhos de aromas frutados, intensos e persistentes.


Viticultura:

Geologia do Solo: Natureza granítica de transição paraxistosa, estrutura franco-argilosa. Idade das Vinhas: 17 anos.


Castas:

Aragonez, Trincadeira, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet.


Vinificação:

Colheita em separado de cada casta, desengace, esmagamento, fermentação alcoólica em cubas e pequenos lagares de inox com temperaturas controladas, prensagem, seguindo-se a fermentação maloláctica em cuba de inox.


Estágio:

Estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho americano (60%) e francês (40%) Após o engarrafamento seguiram-se mais 8 meses de estágio em garrafa.


Análise Química:

Alcool: 14,5%

Acidez Total: 6,2 g/l

pH: 3,55

Açúcar Redutor: 2,5 g/l


Formats Available:

750 ml, 1,5l, 3l, 5l.


Notas dos Enólogos por: David Baverstock e Sandra Alves.


Cor: Ruby intenso.

Aroma: A compota de ameixa preta, as notas frescas quase mentoladas e os apontamentos de especiarias que lembram o cravinho, compõem o bouquet complexo e profundo.

Palato: Na boca é equilibrado, com taninos aveludados e cheios de personalidade, em harmonia com a fruta que é a protagonista num final intenso e elegante.

Fonte: Site Esporão: https://www.esporao.com/pt-pt/vinhos/esporao-reserva-tinto-2015/

RECENTES

Blog Amigo

PESQUISA POR TAGS
ARQUIVOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br