• José Rosa

PATO NO TUCUPI - O OURO DA AMAZÔNIA

Pato no Tucupi é um prato brasileiro típico da culinária paraense. É elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava, e com jambu, erva típica da região norte.

A cozinha paraense é exótica e suas bases foram criadas pelos indígenas em tempos imemoriais.

O Pato no tucupi é uma receita originariamente indígena, que usavam o tucupi para preparar patos selvagens, assando em fogões de pedra.

Em Belém do Pará, por exemplo, existe uma infinidade de apelos culinários exóticos: tucupi, tacacá, maniçoba, açaí, pupunha, pirarucu, tracajá, cupuaçu ou bacuri.


A maioria dos brasileiros mal consegue identificar quais dessas palavras se referem a bebidas, folhagens, palmeiras, peixes, tartarugas ou frutas, e muito menos conhecem receitas ou diferenciam sabores.

Uma curiosidade é que o Tucupi inicialmente é venenoso, ele tem que ser fervido lentamente por muitas horas para que perca todo o seu ácido cianídrico.

Por isso, antes de ser utilizado como molho na culinária, o liquido precisa ser cozido por várias horas. Esse cozimento prolongado garante, com segurança, que o veneno do tucupi será eliminado.

Se voce quiser saber um pouco mais sobre outras comidas do Norte do Brasil , click no título e releia o post:

COSTELETAS DE TAMBAQUI COM RISOTO DE JAMBU E TUCUPI.

Receita de Pato no Tucupi

INGREDIENTES:

2 unidades de Pato (coxa e sobre-coxa); 1,5 L de Tucupi (cozido por várias horas); 4 dentes de alho; 50 ml de azeite de oliva; 1 maço de Jambu (Agrião-do-Pará); 2 limões; 5 folhas de alfavaca (variedade de manjericão); 3 folhas de chicória do Pará; 50 ml de vinagre; Pimenta-do-reino a gosto; Molho de pimenta-de-cheiro a gosto;

MODO DE PREPARO: Coloque água em um recipiente, cuja quantidade deverá ser suficiente para cobrir toda a carne do pato. Adicione 3 dentes de alho na água.

Acrescente o suco de limão. Coloque pimenta-do-reino. Acrescente o vinagre. Misture bem esses ingredientes. Feito isso, coloque a carne de pato.

Deixe marinar por, no mínimo, 1 hora.

À parte, coloque uma panela no fogo, contendo água. Acrescente o tucupi. Adicione as folhas de alfavaca.

Coloque as folhas de chicória. Acrescente um dente de alho. Deixe esses ingredientes ferverem por 5 minutos.

Decorrido esse tempo, apague o fogo. Reserve essa preparação para ser utilizada posteriormente.

Em outra panela, acrescente azeite de oliva. Adicione alho sobre o azeite. Deixe o alho refogar levemente.

Coloque a carne de pato, que já se encontra marinada. Deixe a carne refogar bem. Acrescente um pouco de água fervente na panela. Deixe a carne cozinhar bem. Quando isso acontecer, transfira a carne para uma assadeira.

Leve a assadeira ao forno, já aquecido. De vez em quando, utilize o líquido que se formou no fundo da assadeira para regar a carne. Deixe a carne ficar bem dourada.

Quando isso acontecer, transfira-a para a panela onde o tucupi, a chicória e a alfavaca encontram-se cozidos.

Acrescente as folhas de jambu. Leve a panela ao fogo. Deixe ferver por, aproximadamente, três minutos para que o caldo de tucupi penetre na carne do pato. Sirva em seguida.

Está pronto o delicioso Pato no Tucupi que pode ser acompanhado por arroz branco ou farinha-d'água de mandioca.

Fontes:

www.cpt.com.br.

www.wikipedia.com.br

RECENTES

Blog Amigo

PESQUISA POR TAGS
ARQUIVOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br