• José Rosa

O que é Vinho Kosher ?

Você já ouviu falar de vinho Kosher ?


Eu fiz uma pesquisa e com todo respeito a religião e aos costumes Judaicos vou tentar explicar. Eu pesquisei no Wikipedia e em alguns site que ao final darei os créditos , todavia por se tratar de costumes religiosos e a minha pesquisa contiver alguma divergência, peço ao meus leitores que comentem por favor.


O Vinho Kosher é um vinho produzido conforme as leis religiosas do Judaísmo, especificamente as Leis dietéticas judaicas - Cashrut.


É bom ressaltar que as exigências na produção destes vinhos não afetam a sua qualidade e existem muitos vinhos Kosher de excelente qualidade, apesar de sua divulgação ainda ser muito restrita.


O vinho tem que ser experimentado, todo enófilo sabe que vinho não pode ser avaliado só pela ficha técnica, experimentação e senso critico são fundamentais, cada vinho tem seu valor e sua história !  


Vamos entender o que significa o termo Kosher:

Kosher (ou kasher) é um termo que faz referência aos alimentos que são adequados ou permitidos pelas leis alimentares do judaísmo.


A palavra de origem iídiche (língua indo-europeia que foi adotada pelos judeus) kosher significa literalmente “permitido” ou “apropriado”, sendo utilizada dentro do kashrut, um conjunto de deveres alimentares estabelecidos pela lei judaica.


Os vinhos Kosher não podem ser consumidos durante a Páscoa. De acordo com a lei judaica, os judeus não podem possuir, comer ou se beneficiar de chametz durante a Páscoa. Esta lei aparece várias vezes na Torá. A punição por comer chametz * na Páscoa é o castigo divino de kareth ("excisão espiritual"), um dos mais severos níveis de punição no judaísmo.


*Chametz, também Chometz, hametz e outras grafias transliteradas do hebraico: חָמֵץ/חמץ, são alimentos fermentados que são proibidos durante a festa judaica da Pessach (Páscoa judaica).


VINHO KOSHER


Rótulo de um vinho Kosher de 1932


Para ser considerado kosher, os judeus observadores do sábado devem supervisionar e às vezes lidar com todo o processo de vinificação, a partir do momento em que as uvas são esmagadas até o vinho ser engarrafado e quaisquer ingredientes utilizados, incluindo os enchimentos, devem ser kosher

Quando o vinho kosher é produzido, comercializado e vendido comercialmente, normalmente teria um hechsher ("selo de aprovação") de uma agência de certificação kosher, ou de um rabino autorizado que é de preferência também um posek ("decisor" da lei judaica), ou ser supervisionado por um Bet Din ("Tribunal de Justiça Religioso Judaico").


Nos últimos tempos, tem havido um aumento da procura de vinhos kosher e vários países produtores de vinho produzem agora uma grande variedade de sofisticados vinhos kosher sob rigorosa supervisão rabínica, particularmente em Israel, nos Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, África do Sul, Chile e Austrália.


A produção dos vinhos Kosher obedecem a basicamente tres pontos principais:


UVAS E VINHEDOS


As uvas utilizadas são as mesmas que normalmente os produtores de vinhos utilizam, porem no caso dos Vinho Kosher as uvas não podem ser colhidas de antes dos três anos de idade devido as tradição judaicas. O vinhedo deve ter mais de três mas não pode passar de sete anos.


PRODUTOS ADICIONADOS AO VINHO


Qualquer produto a ser adicionado ao vinho dever ser Kosher. Ou seja caninos industriais, ácidos , ovos etc devem obedecer as regras dos alimentos Kosher.


COLHEITA, VINIFICAÇÃO E ENGAFAMENTO


Todo manuseio desde a colheita, processo de vinificação e engarrafamento deverá ser realizador um judeu. Não é permitido qualquer contato com umnão judeu durante o processo até a certificação.

Créditos :

Wikipedia

Significados.com.br

cerificadoskosher.com.br

237 visualizações
RECENTES

Blog Amigo

PESQUISA POR TAGS
ARQUIVOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

As imagens apresentadas neste site são meramente ilustrativas. Os produtos apresentados estão sujeitos a variações de preço conforme determinação dos respectivos e-commerces. Qualquer dúvida favor entrar em contato através do
e-mail  contato@wineandfood.com.br